El Capitan, novo SO da Apple, permite pesquisa em linguagem natural

Sistema operativo traz mudanças evolutivas mas não revolucionárias.

Craig Federighi shows El Capitan at WWDC 2015 - Apple

A próxima versão do sistema operativo para os desktops da Apple não vai ter mudanças revolucionárias mas sim uma série de pequenas melhorias evolutivas quando se estrear ainda este ano.

Denominado El Capitan – nome de uma formação rochosa no parque nacional de Yosemite -, o OS X 10.11 foi apresentado esta segunda-feira na Worldwide Developer Conference da Apple em São Francisco (EUA) por Craig Federighi, vice-presidente sénior de Software Engineering da empresa.

Uma das maiores novidades é a adição de pesquisas em linguagem natural no Spotlight, a aplicação de busca local e na Internet da Apple.

O sistema operativo também vai adicionar a capacidade de “prender” sites favoritos na barra da janela do browser Safari, silenciar rapidamente as que estão com som e ainda ter novas técnicas de gestão de janelas abertas de diferentes programas.

A versão beta do El Capitan ficou disponível para programadores hoje, com a versão beta pública disponível a partir de Julho. A versão finalizada estará disponível ainda este ano como actualização gratuita.

Desde que a Apple começou a oferecer as suas actualizações sem nenhum custo, a empresa tem tido um aumento na taxa de adopção de novos sistemas operativos. O Yosemite, o seu actual SO para desktop, está a ser usado em 55% dos Macs, disse Federighi.


Tags


Deixe um comentário

O seu email não será publicado