Carlos Gonçalves eleito CIO Europeu do Ano

O executivo do banco francês Société Générale venceu na categoria da área financeira dos prémios “ICT Spring Europe 2015”.

Carlos Goncalves_CIO da Societe GeneralO português Carlos Gonçalves, CIO do banco Societé Générale (SG), foi eleito Melhor CIO Europeu do Ano para a área financeira, na sexta edição dos prémios “ICT Spring Europe 2015”.

O prémio foi atribuído durante a sétima edição da conferência “ICT Spring Europe”, focada no tema da inovação para a experiência do cliente. Estavam também nomeados para o prémio Ilona Simpson (Group Head of IT da Aston Martin Lagonda) e Oliver Bussmann (Group CIO da UBS).

O responsável formou-se em engenharia informática pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa. Vive em França desde 1992.

“O que me sensibiliza mais neste prémio é o reconhecimento da minha equipa pelo trabalho que fizemos juntos. É um trabalho que iniciámos há mais de seis anos e que se tem revestido de grande importância para a SG”, confessa Carlos Gonçalves.

O CIO considera o prémio estimulante por ser o “sector da profissão” a reconhecer o trabalho feito. “Mostra que estamos na boa direcção”, remata.

Carlos Gonçalves é responsável pela supervisão de 7500 profissionais, distribuídos por mais de 20 locais, incluindo Londres, Nova Iorque, Hong Kong, Bangalore, Luxemburgo ou Paris.

Antes de chegar ao banco em 1993, Carlos Gonçalves trabalhou na área de investigação e desenvolvimento da PT. Quando se juntou ao banco francês, começou a sua actividade no departamento de TI da área SG CIB Equities Derivatives IT.

Participou na concepção e desenvolvimento de vários projectos relacionados com os sistemas SG CIB e foi ainda responsável pelas áreas de produtos e arquitecturas. Em 2007, assumiu a posição de “Global Head of Technology for the Equities Derivatives Business”.

O trabalho desenvolvido levou-o a ser premiado com o “Best Equity Derivatives House of the Year”, atribuído pela Risk Magazine, aos 20 anos de carreira nesta área.

Em 2009, foi nomeado “Deputy Global Chief Information Officer for SG CIB” e, em Julho de 2011, “Global Chief Information Officer for SG CIB”.

Desde 2013, acumula este cargo com a supervisão de TI das áreas de Private Bank Asset Management e Securities Services.

Em termos globais, Carlos Gonçalves é hoje responsável pela supervisão de 7500 profissionais, distribuídos por mais de 20 locais, incluindo Londres, Nova Iorque, Hong Kong, Bangalore, Luxemburgo ou Paris, entre outros.

Outros premiados

O mais recente prémio foi atribuído pela capacidade de “inovação na área da cultura, produtos e serviços e pelo seu contributo marcante na liderança tecnológica”, segundo o júri.

Este atribuiu outros prémios: a Nicolas Cary (European Digital Leader of the Year), e às empresas Ycapital (European ICT Innovation of the Year (Yapital), Slashe (European Startup of the Year) e à Kantox (European Fintech Project of the Year).

O evento anual decorreu entre 19 e 20 de Maio no Luxemburgo e reuniu mais de 5.300 participantes, entre profissionais de empresas ligadas às áreas das TIC, robótica, aeroespacial, impressão 3D, tecnologias de drones e financeira (“fintech”) de toda a Europa, tendo este ano contado também com a presença de seis empresas sul-coreanas e sete japonesas.




Deixe um comentário

O seu email não será publicado