Chefe da ICANN deixa o cargo

Fadi Chehadé, agora a afastar a organização do governo dos Estados Unidos, vai deixar o cargo em Março próximo.

Fadi Chehade - ICANN

O líder da ICANN que começou o movimento da organização para ficar fora do controlo do governo dos EUA vai deixar antecipadamente o cargo, possivelmente antes dessa transição estarconcluída.

Fadi Chehadé, que se tornou presidente e CEO da Internet Corporation for Assigned Names and Numbers em Setembro de 2012 e deveria permanecer no cargo até Junho de 2017, sai em Março de 2016, anunciou a ICANN na quinta-feira, revelando que sai para uma nova carreira no sector privado, fora da indústria dos nomes de domínio, embora possa ficar como assessor da ICANN.

O maior trabalho de Chehadé no comando da ICANN, que coordena o DNS (Domain Name System) e os endereços do Internet Protocol (IP), tem sido preparar a sua transição para fora do controlo dos EUA.

A ICANN opera sob um contrato com a National Telecommunications and Information Administration (NTIA) norte-americana, que deve expirar em Setembro. Mas essa data dificilmente será cumprida. Chehadé foi recentemente citado dizendo esperar que o processo esteja concluído até ao final do ano.

O afastamento da supervisão dos EUA continuará, assegurou Lawrence Strickling, sub-secretário de comércio para as comunicações e informação dos EUA.


Tags


Deixe um comentário

O seu email não será publicado