Preço dos PC deverá subir até 10% em 2015

Efeitos cambiais estarão na origem da evolução e levarão as empresas a desviarem dinheiro do orçamento destinado aos equipamentos.

Rajit Atwal_director de pesquisa da GartnerA Gartner prevê que os preços de PC pode aumentar até 10% durante  o corrente ano, no relatório “Devices, Worldwide 1Q15 Update”.

Os fornecedores daquele tipo de equipamento deverão incrementá-los para compensar os efeitos de desvalorização cambial.

Isso pode afectar mais os mercados da Europa e do Japão, especifica o director de pesquisa da consultora  Gartner, Ranjit Atwal. Assiste-se a uma forte valorização do dólar, face à maioria de outras moedas, reflectida nos lucros dos fabricantes, lembra.

“Aqueles que vendem para a Europa e o Japão, onde as moedas locais caíram até 20% desde o início de 2015, têm pouca escolha senão aumentar os preços para preservar lucros”, explica o analista. Os fornecedores de dispositivos deverão tentar atenuar o impacto nos seus lucros “dolarizados”, tirando partido de reduções de um só dígito percentual,  em custos de componentes de PC durante 2015.

Também deverão disponibilizar PC com menos recursos para manterem os preços baixos. No entanto, as margens dos fabricantes devem cair, mesmo quando mudam o foco de fornecimento para as regiões menos afectadas por esses efeitos cambiais.

A aquisição de PC pelo sector empresarial sofrerá impactos conforme as grandes empresas dão prioridade a outras áreas de TI afectadas por deficiências cambiais. O orçamento para software e serviços receberá os desvios do financiamento para os PC.




Deixe um comentário

O seu email não será publicado