Comércio electrónico afectado por criação de contas falsas

Ocorreram 11,2 milhões de tentativas de fraude apenas durante a temporada de compras natalícias do ano passado.

ThreatMetrix

Cerca de 25 milhões das mil milhões de operações analisadas em cada mês pela ThreatMetrix são fraudulentas, disse a empresa num novo relatório.

No último trimestre de 2014 e no primeiro deste ano, 4% de todas as tentativas para criar novas contas online eram ilegítimas, assim como 2,3% de todos os logins de contas, e 3,2% de todas as tentativas de pagamento.

Houve 11,2 milhões de tentativas de fraude só durante a temporada de compras natalícias, disse a empresa.

“Isto é realmente subestimar o problema porque não se está a contar com as áreas cinzentas que podem exigir uma nova revisão”, disse Alisdair Faulkner, director de produtos da ThreatMetrix.

Ele recusou-se a fornecer as estatísticas de quantas transacções se enquadram na categoria de potencial fraude, mas normalmente levam a medidas de verificação adicionais, como a autenticação por dois factores.

Este foi o primeiro relatório da empresa, por isso os dados históricos não estão disponíveis.

O nível mais elevado de tentativas de pagamentos e logins fraudulentos ocorreu na indústria de media, disse Faulkner – o que inclui serviços como as redes sociais, “streaming” de conteúdos e encontros amorosos online. Cerca de 4% de todas as tentativas de pagamento eram fraudulentas, tal como 6,2% de tentativas de login de contas.

No entanto, os sites de comércio electrónico tiveram o mais alto nível de fraude na criação de contas, com 6,7% de todas as tentativas.

De acordo com a ThreatMetrix, os criminosos estão cada vez mais a criarem novas contas para usarem credenciais roubadas.




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