PT testa virtualização de CPE

Usando tecnologia da NEC e da subsidiária deste fabricante, a Netcracker, o operador executou uma prova de conceito de virtualização de equipamento residencial de comunicações.

NetcrackerDurante o passado mês de Março, a PT realizou uma prova de conceito para virtualização de equipamento de comunicações mantido nas instalações dos clientes – “customer-premises equipment” (CPE) – para clientes domésticos, segundo a NEC.

O projecto envolveu uma tecnologia da subsidiária deste fabricante, a NetCracker, e validou novas oportunidades de negócio para a solução vCPE no mercado residencial.

O teste “demonstrou e validou que a solução vCPE da NEC/Netcracker tem a capacidade de migrar muitas das funcionalidades presentes no ‘gateway’ residencial instalado em casa do cliente como, por exemplo, roteamento IPv4 e IPv6, tradução e atribuição de endereçamento e outras funções de rede IP, para o datacenter da PT”, diz um comunicado dos fornecedores.

Ao implementar a solução vCPE, a Portugal Telecom poderá acelerar e simplificar a integração e distribuição de novos serviços ao consumidor, assim como reduzir os custos de aprovisionamento e manutenção dessas ofertas.

A solução permite a conversão do CPE numa simples “bridge” de nível 2 e consequente redução dos trabalhos de instalação de hardware complexo e da necessidade resolução de avarias, diz o fabricante.




Deixe um comentário

O seu email não será publicado