Os profissionais de marketing com capacidades em áreas como SEO, media social, Web design e analítica podem exigir mais euros.
Quanto ganha um gestor de marketing? Muito mais do que se pensa: cerca de 125 mil euros por ano. Os gestores de marketing são uma das profissões mais bem pagas nos EUA este ano, de acordo com o Digital Professional Institute, de Chicago (EUA), que analisou cerca de 500 descrições de trabalho.
É claro que há um problema, aponta o instituto: 93% dos cargos de marketing de hoje exigem pelo menos uma capacidade digital, como saber de SEO, design de websites ou analítica. Aos marketeers são dados títulos que reflectem as suas novas responsabilidades, como especialista em SEO ou gestor de media social. Alguns departamentos de marketing estão até a contratar pessoal técnico que espelha o departamento de TI.
Não deve ser uma grande surpresa, considerando as tendências no mercado do marketing tecnológico que tem agora o CMO de olho no cargo do CEO e, por sua vez, o CIO de olho no CMO. Simplificando, o marketing fundiu-se com a tecnologia. O gestor de marketing actual deve ter um profundo conhecimento em ferramentas de tecnologia de marketing.
O aumento da remuneração é um reflexo do papel acrescido do marketing, porque o marketeer digital tem a tarefa de construir um relacionamento móvel online e social com o cliente. Isso aproxima-os da conversão de vendas. Os marketeers terão um papel fundamental para influenciar os clientes nas suas decisões de compra, eliminando essencialmente o vendedor. Na verdade, a Forrester prevê que um milhão de empregos nas vendas B2B vá desaparecer até 2020.
Talvez o aumento do salário dos marketeers venha à custa desses vendedores. De qualquer forma, não há dúvida de que este é o ano do crescimento dos marketeers digitais. O salário deste tipo de profissional está agora no mesmo patamar (embora não tão alto) como a remuneração de um médico ou de um dentista.