EUA lideram patentes da mobilidade

Mais de um quarto das patentes emitidas nos EUA no ano passado foram para invenções na mobilidade. E IBM ultrapassou Samsung.

Mobile patents 1991-2014
Os EUA ampliaram a sua liderança nas patentes móveis no ano passado e a IBM conseguiu o primeiro lugar em novas patentes concedidas, de acordo com um estudo que analisou os dados dos EUA e da Europa.

Enquanto o número de patentes na mobilidade concedidas pelo US Patent and Trademark Office (USPTO) deu um salto de 17% entre 2013 e 2014, o total caiu 4% no European Patent Office (EPO), segundo um estudo da Chetan Sharma Consulting. Os EUA continuaram a ganhar à Europa como o lugar onde as invenções móveis são planeadas, uma tendência impulsionada pelo desenvolvimento de software em Silicon Valley e pelo pesado uso americano de dados móveis.

O “boom” móvel é agora uma grande parte da inovação nos EUA. 26% de todas as patentes emitidas pelo USPTO no ano passado foram para as tecnologias móveis, ao passo que apenas cerca de uma em cada 10 patentes emitidas na Europa caiu nessa categoria, segundo o relatório.

A crescente liderança na inovação móvel dos EUA surge quando o sector da telefonia móvel começa a definir o seu próximo grande conjunto de normas, na chamada 5G. As normas anteriores 2G, 3G e 4G formaram-se quando a Europa desempenhou um papel mais forte na mobilidade, mas os EUA começaram a ganhar terreno a meio da última década, de acordo com Sharma. Agora, a indústria e os governos europeus estão a tentar trabalhar juntos para garantir que não são deixados para trás no desenvolvimento da 5G.

Mobile patents US vs Europe

Enquanto a Samsung, da Coreia do Sul, tem a maior carteira do mundo de patentes móveis, a IBM está a ter mais patentes concedidas: superou a Samsung para ficar no primeiro lugar relativamente a 2014. A Qualcomm ficou em terceiro, seguida pela Microsoft e Google. Cerca de metade das 50 principais empresas vencedoras nas patentes móveis ao longo dos últimos anos estão baseadas nos EUA, segundo o estudo.

Também em 2014, a Apple entrou no top 10 das patentes móveis emitidas durante o ano. Obteve a oitava posição com mais patentes concedidas mas a Apple ainda não tem uma das 10 maiores carteiras.




Deixe um comentário

O seu email não será publicado