Investigador do IPLeiria desenvolve software de som

A solução está a ser testada em seis estúdios de Hollywood e aplica uma técnica usada em imagem para efeitos visuais e computação gráfica.

Nuno Fonseca_docente da ESTG

O docente da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG), Nuno Fonseca, desenvolveu uma nova tecnologia para som, a ser testada por várias empresas do sector audiovisual, diz um comunicado do Instituto Politécnico de Leiria (IPLeiria), ao qual pertence a entidade.

A tecnologia aplica a técnica de sistemas de partículas, usada para imagem, sobretudo efeitos visuais e computação gráfica. E destina-se a grandes produções cinematográficas, dada a capacidade para lidar com milhares ou até milhões de sons em simultâneo, explica a instituição.

“Actualmente, se for preciso realizar uma cena de guerra com 10 mil soldados, o ‘sound designer’ irá provavelmente criar de forma manual algumas dezenas de pistas áudio para tentar recriar o som ambiente. Com esta nova tecnologia, o computador consegue criar e gerir milhares de sons em simultâneo, conseguindo um resultado muito mais realista e com muito menos trabalho”, argumenta Nuno Fonseca.

Seis estúdios de Hollywood ‒ 20th Century Fox, Disney, Paramount Pictures, Sony Pictures, Universal e Warner Bros ‒ estão a testar o software. Além daqueles, a Playstation Santa Monica Studios, a BBC, a Turner Broadcasting, a RadioFrance e a Universidade de Stanford também estão a fazer testes.

Nuno Fonseca destaca como característica do software a sua capacidade para tirar partido dos sistemas mais recentes de som para cinema, como o Dolby Atmos ou o Auro-3D.

O docente já colaborou com a Eastwest, de Los Angeles, ao criar um software que permite colocar o computador a cantar como um coro sinfónico, utilizado por diversos compositores de bandas sonoras de cinema, de TV e de jogos, diz o instituto.

Membro do Technical Committee on Sound for Digital Cinema & Television, da Audio Engineering Society, o professor faz também parte da Society of Motion Pictures & Television Engineers. Lecciona no departamento de Engenharia Informática da ESTG/IPLeiria e coordena a nova licenciatura em Jogos Digitais e Multimédia. É ainda professor convidado da Escola Superior de Música de Lisboa.




Deixe um comentário

O seu email não será publicado