Facebook e media em conversações para ter artigos na rede social

Facebook também está a tentar desenvolver um plano de partilha de receitas com os editores.

NYT on Facebook

O Facebook tem estado em conversações com meia dúzia de organizações de media para colocação de conteúdos na rede social, segundo o The New York Times.

Colocar o conteúdo dentro do Facebook vai permitir que as pessoas lhes acedam mais rapidamente, disseram fontes familiarizadas com o plano ao jornal. Agora, quando as pessoas clicam num link para uma notícia no Facebook, abre-se uma janela separada no browser, para o site dos editores. Embora o processo aconteça em segundos, o Facebook acha que é muito longo, especialmente nos dispositivos móveis.

A notícia do Times não dá muitos detalhes sobre como o conteúdo será exibido, apesar de um formato que inclua os artigos possa ser testado nos próximos meses.

O próprio The New York Times, a BuzzFeed e a National Geographic devem ser os parceiros iniciais de lançamento do projecto. Outros media abordados pelo Facebook incluem o The Huffington Post e o Quartz.

O Facebook também está a discutir outras formas com os editores para acelerarem a colocação dos seus conteúdos no site.

Para os editores, este potencial negócio proporciona-lhes uma oportunidade para exibir o seu conteúdo na rede social dominante e alcançar novos públicos. No entanto, ao permitirem a leitura das suas notícias no Facebook significa potencialmente renunciar a receitas de anúncios e à capacidade de recolher dados dos utilizadores.

O plano de Facebook remove os anúncios que os editores tradicionalmente colocam em torno dos conteúdos. Agora, ao clicar num artigo no Facebook, são activadas ferramentas de monitorização Web que permitem aos editores reunirem informações sobre quem acede ao seu conteúdo. Se as pessoas lerem o artigo no Facebook, esses dados passam para o controlo da rede social.

O Facebook está ciente destes problemas e está a tentar tornar o plano mais atraente para os media. A empresa está a trabalhar num possível modelo de partilha de receitas, que permitiria aos editores mostrarem um único anúncio em cada artigo no Facebook. A informação sobre se o Facebook iria partilhar os dados do utilizador não foi mencionada.

Representantes do Facebook, The New York Times, National Geographic e BuzzFeed não responderam imediatamente a um pedido de comentário.




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