Apple investe em dois novos datacenters europeus

O orçamento atinge 1,7 mil milhões de euros e os centros de dados, localizados na Irlanda e na Dinamarca, funcionarão com energia totalmente renovável.

Projecto de centro de dados da Apple na  Irlanda

A Apple vai gastar pelo menos 1,7 mil milhões de euros na construção de dois centros de dados na Europa. Cada um será alimentado com enregia 100% renovável, garante a empresa.

As instalações, localizadas no condado de Galway, na Irlanda, e em Viborg, na Dinamarca, vão suportar os serviços online da Apple. Isso inclui o iTunes e a App Store, o iMessage, o serviço de mapas e o Siri para os clientes em toda a Europa.

A Apple pretende trabalhar com parceiros locais para desenvolver projectos de energia renovável adicionais, eólica ou de outras fontes, para fornecer energia. Os dois centros de dados, cada um medindo 166 mil metros quadrados, deverão entrar em funcionamento durante 2017.

Projecto de centro de dados da Apple na Dinamarca

Haverá projectos associados com benefícios adicionais para as comunidades locais, garante o fabricante. Por exemplo, em Viborg o excesso de calor dos equipamentos na infra-estrutura será conduzido ao sistema de aquecimento urbano, para ajudar a aquecer lares.

“A altura de combater as alterações climáticas é agora. Estamos animados com a possibilidade de estimular o crescimento da indústria verde, na Irlanda e Dinamarca, além de desenvolver sistemas de energia capazes de aproveitar os seus fortes recursos eólicos”, afirmou Lisa Jackson, vice-presidente de iniciativas ambientais da Apple.


Tags


Deixe um comentário

O seu email não será publicado