Tem funcionalidades baseadas em comunicação por NFC e pode ser particularmente útil para profissionais em tarefas de manutenção e reparação por trabalhadores, segundo a Fujitsu.
A Fujitsu continua a investir no desenvolvimento de tecnologias e dispositivos de vestir, para funções laborais e apresentou esta semana um protótipo de anel, equipado com capacidade de comunicação por Bluetooth. O equipamento permite escrever no ar, mas mais importante do que isso, liberta as mãos de um trabalhador e automatiza tarefas.
O dispositivo com funcionamento baseado em gestos será usado no dedo indicador e assim serve para escrever palavras no ar, reconhecidas depois num smartphone ou outro dispositivo de mobilidade equipado com Bluetooth. Integrado com uma app desenvolvida pelo fabricante, serve para reconhecer instantaneamente números escritos com uma precisão de cerca de 95%, de acordo com um gestor de projecto dos Fujitsu Laboratories.
O anel poderá ser usado para seleccionar itens, num menu mostrado em pequenos ecrãs montados em capacetes (como na foto) e para obter informações de etiquetas com NFC. O dispositivo foi projectado principalmente para os trabalhadores envolvidos em tarefas de manutenção ou reparação, ao permitir-lhes adicionar rapidamente notas escritas durante o trabalho.
Suporta também o recurso a dados provenientes de plataformas de cloud computing, como por exemplo esquemas ou instruções, associadas a componentes de máquinas com etiquetas NFC. O anel de plástico robusto tem sensores de movimento, um leitor NFC e um módulo Bluetooth de baixo consumo de energia. A bateria, que alimentava o protótipo com menos de 10 gramas de peso, dura oito horas.
“O anel pode ser útil em ambientes com muito barulho, onde a comunicação é difícil”, sugeriu Yuichi Murase, gestor de investigação da Human Centric Computing, dos Fujitsu Laboratories. “Os trabalhadores também podem usá-lo para escrever notas nas fotos que tiram”.