Dinamização do EduScratch distinguida pela FCT

O projecto do Instituto Politécnico de Setúbal mereceu o prémio “Inclusão e Literacia Digital” atribuído pela fundação ao CCTIC.

Eduscratch

O Centro de Competência TIC (CCTIC) da Escola Superior de Educação, do Instituto Politécnico de Setúbal (IPS), recebeu o prémio “Inclusão e Literacia Digital”, pela dinamização do projecto EduScratch e pela divulgação de boas práticas no uso crítico da Internet. O reconhecimento é promovido pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) no âmbito da Rede TIC e Sociedade que actua no campo da inclusão e da acessibilidade digitais, fomentando a participação autónoma de qualquer cidadão na sociedade digital.

“A distinção visa premiar projectos desenvolvidos por membros da Rede TIC e Sociedade na área da inclusão e literacia digital, que sejam considerados modelos de boas práticas e possíveis de replicar, por forma a estimular e apoiar o seu crescimento e disseminação”, explica um comunicado.

Dinamizado actualmente por Miguel Figueiredo e João Torres, docentes da ESE/IPS, o EduScratch tem como lema “divulgar, formar e partilhar”, promovendo a utilização do Scratch em ambiente escolar e junto da comunidade educativa e da sociedade em geral.

O Scratch é uma linguagem de programação desenvolvida pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT) com o principal objectivo de diminuir o distanciamento entre a evolução tecnológica no mundo e a fluência tecnológica dos cidadãos, reduzindo assim algumas das barreiras existentes neste domínio.

Além de diversos workshops e cursos de formação destinados a sensibilizar professores e alunos para a utilização e divulgação do Scratch, o CCTIC promove também o concurso nacional de programação ScratchChallenge e o evento ScratchDay.




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