Uma nova funcionalidade de gateway foi desenvolvida para proporcionar aos utilizadores, o acesso remoto a vários dispositivos baseados no sistema AllJoyn.
O sistema AllJoyn para interligar e controlar múltiplos dispositivos de Internet das coisas, ou Internet of Things (IoT) pode ser alargado para além de uma casa ou escritório. O Gateway Agent, revelado na International CES, constitui um software capaz de permitir a utilização e gestão remota de vários dispositivos AllJoyn.
Leva este sistema além das redes locais, permitindo que serviços em cloud computing estabeleçam contacto com utilizadores e dispositivos, facilitando o controlo remoto dos últimos. Para lá dos dispositivos de IoT a serem apresentados na CES 2015, as aplicações e serviços quotidianos associados a eles podem ser ainda mais importantes do que o hardware.
A facilidade de instalação e o suporte contínuo também vão desempenhar um papel importante ao determinarem se os consumidores adoptam as novas tecnologias ou preferem gerir os sistemas da forma mais tradicional, menos conectada. Actualmente já é possível aceder ao controlo de qualquer um desses dispositivos através da Internet, mas isso pode exigir vários gateways de hardware ou software, cada um criado para um dispositivo em particular, explica Philip Desautels, director sénior da Internet das coisas para o grupo AllSeen Alliance.
Isso significa que os benefícios de ter todos os seus dispositivos a funcionar em conjunto, utilizando o AllJoyn, são perdidos quando você se está longe de casa ou a usar um serviço baseado em cloud computing. “Não é difícil comunicar com um produto, mas é difícil chegar a um conjunto de produtos”, diz.
Por isso, um grupo de trabalho da Alliance projectou o Gateway Agent como uma interface normalizada para aplicações ou serviços em cloud computing, visando suportar a comunicação com produtos baseados no AllJoyn. O agrupamento de empresas pretende que os fabricantes de gateways de Internet, como routers de Wi-Fi e centrais agregadoras da Internet das coisas, implantem o Gateway Agent nos seus conjuntos de software.
A apartir daí os fabricantes de dispositivos e programadores de aplicações apenas precisam de usar esse agente como a principal porta para a Internet. Se apenas um sistema de IoT for amplamente adoptado, os preços tendem a cair, além de ser mais fácil fazer com que os produtos funcionem em conjunto, dizem muitos analistas.
A Microsoft deverá implantar suporte ao AllJoyn no Windows 10, ainda este ano.
No entanto, é ainda muito cedo para dizer qual será a abordagem e sistemas a prevalecerem. Entretanto, a AllSeen anunciou na última terça-feira que tem agora 111 membros, incluindo a Cisco Systems, a Panasonic e a Microsoft. Esta deverá implantar suporte ao AllJoyn no Windows 10, ainda este ano.
O Gateway Agent é apenas a segunda extensão do AllJoyn a ser introduzida, depois de um sistema para iluminação introduzido no ano passado.