Compuware prepara mainframe para jovens profissionais em TI

Plataforma Topaz irá fornecer interfaces gráficas para gestão de mainframes.

Topaz - Compuware

Com a esperança de tornar os mainframes mais intuitivos para os jovens profissionais em TI, a Compuware criou ferramentas de desenvolvimento e de gestão a imitar as interfaces e metodologias modernas.

“A próxima geração de programadores, que podem ter muitos anos de experiência em sistemas abertos e aplicações distribuídas, não têm realmente uma compreensão do conhecimento tribal [em mainframes] que está a começar a desaparecer à medida que os ‘baby boomers’ se reformam”, disse Dennis O’Flynn, vice-presidente de tecnologia da Compuware. “Eles têm um paradigma de desenvolvimento diferente”.

Os pacotes de software revelados esta segunda-feira são os primeiros recursos da nova plataforma Topaz da Compuware para a gestão de sistemas de mainframe System z da IBM. O Topaz visa mapear de forma graficamente moderna metodologias para as tradicionais formas do “ecrã verde” na gestão de mainframes, disse O’Flynn.

Cerca de 87% de todas as empresas ainda usam mainframes, de uma forma ou de outra, de acordo com a Compuware. Além disso, muitas organizações querem reutilizar e estender os seus dados de mainframe a outros usos, como para aplicações móveis ou para a análise do estilo de Big Data.

À medida que os especialistas em mainframes mais velhos se reformam, as organizações estão a enfrentar o desafio de encontrarem substitutos. No entanto, os mainframes podem ser difíceis de entender para os jovens profissionais de TI, que podem não estar familiarizados com a forma como esses sistemas operam, disse O’Flynn.




Deixe um comentário

O seu email não será publicado