Pedro Nazareth passa a dirigir Amb3E

Tem como objetivo principal desenvolver a optimização da actual rede e respetivos circuitos de recolha para os Resíduos de Equipamentos Eléctricos e Electrónicos (REEE) e Resíduos de Pilhas e Acumuladores.

Pedro Nazareth_Amb3E_1Pedro Nazareth é o novo director-geral da Amb3E – Associação Portuguesa de Gestão de Resíduos, proveniente da 3Drivers. A nomeação acontece numa altura de grandes desafios para o sector, com metas de recolha mais ambiciosas e estando a decorrer o processo de atribuição de nova licença para o fluxo de resíduos electrónicos, diz um comunicado.

De acordo com o mesmo, o responsável terá como objectivo principal, a optimização da actual rede e respectivos circuitos de recolha para os Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos (REEE) e Resíduos de Pilhas e Acumuladores. “Não obstante a Amb3E já se encontrar, ao fim de nove anos de actividade, com a sua rede e circuitos de recolha estabelecidos, acreditamos que ainda podemos fazer mais pela optimização destes circuitos e pela sensibilização da população em geral”, explica Pedro Nazareth.

O responsável recorda, que em Portugal, “à semelhança do que acontece em toda a Europa, apenas um terço dos REEE são geridos pelas entidades gestoras e correctamente encaminhados para tratamento e valorização”. Por isso considera haver muito trabalho a realizar.

O novo director é engenheiro mecânico, tendo concluído um mestrado em engenharia e gestão de tecnologia pelo Instituto Superior Técnico (IST). Na empresa em que trabalhava anteriormente desempenhava funções de gestor de desenvolvimento de negócio, como parceiro associado, com responsabilidade pelo desenvolvimento e coordenação de projetos nacionais e internacionais, de consultoria ambiental.

A partir de 2016, todos os estados membro terão de assegurar uma recolha anual de 45% dos EEE colocados no mercado nacional durante os três anos anteriores.

Acumula 14 anos de experiência no sector do ambiente, e em particular, da gestão de resíduos. O gestor começou o seu percurso profissional na Bombardier Transportation, na Suécia, como engenheiro de desenho orientado para e ecologia, apoiando a equipa de desenvolvimento de produto. Segundo a nota de imprensa, passou também pela Ecometais.

A Amb3E tem como objetivo aumentar as quantidades de recolha de forma a contribuir para o cumprimento das metas definidas pela nova diretiva dos REEE: a partir de 2016, todos os estados membro terão de assegurar uma recolha anual de 45% dos EEE colocados no mercado nacional durante os três anos anteriores, uma meta que será progressivamente mais exigente. Pretende, ainda, promover projetos de investigação e desenvolvimento para a gestão de resíduos.


Tags


Deixe um comentário

O seu email não será publicado