Empresas estão a cortar custos na área errada

Preferem reduzir nos factores internos em vez de desafiarem os prestadores de serviços de outsourcing, medida com que podiam obter seis vezes maior impacto.

rh

Muitas organizações deverão estar a perder importantes margens de poupança por não serem mais exigentes com os fornecedores de outsourcing, incluindo os de TI, segundo um estudo da Alsbridge. Uma das razões tem a ver com o facto de os gestores estarem relutantes em colocar em questão os prestadores de serviços, pois os ambientes de tecnologia, construídos com vários fornecedores, são “muito delicados para alterar e grandes demais para falhar “.

Em vez disso, as empresas abrangidas no trabalho, interessadas em reduzir custos estão a concentrar-se excessivamente” sobre os custos do trabalho interno, considera Alsbridge. “Muitas organizações estão a procurar a redução de custos na área errada. Embora o corte de custos de trabalho interno possa ser a medida mais certa a tomar, em alguns casos, a gestão de custos de fornecedor tem o potencial de produzir melhores resultados para a empresa em termos de redução de gastos absolutos, aumentando a produtividade e melhorando o EBITDA”, considera Homan Haghighi, director da consultora em coutsourcing.

Esta inquiriu duas mil empresas de vários tamanhos em vários sectores e constatou que os gastos com a contratação externa estão a crescer a uma taxa de 6% ao ano, enquanto o investimento no trabalho interno está a cair a uma taxa anual de 8%. “Os dados indicam que uma melhoria de 1% na gestão de custos de fornecedores tem um impacto seis vezes maior na rentabilidade do que um semelhante redução nos custos de trabalho,” revela o estudo da consultora.

Alsbridge afirma que uma redução de 1% nos custos de trabalho interno gera apenas 0,7% na melhoria do EBITDA. Em comparação, uma mudança de 1% nos gastos com os fornecedores resulta numa melhoria de 4,1% no mesmo indicador.

Virtualização gera problemas

Alsbridge considera que o crescimento na adopção de tecnologias de virtualização é uma das razões pelas quais o ambiente de múltiplos fornecedores de TI está a tornar-se cada vez mais complexo de gerir, devido às disposições contratuais e de governo associados.

“O crescimento do número de contratos múltiplos, associados a vários fornecedores, muitas vezes concorrentes directos, nos mesmos locais e dentro dos mesmos clientes, criou ‘ecossistemas’ de vários fornecedores são muito frágeis e no entanto, são demasiado grandes e críticos para falharem “, disse Haghighi.




Deixe um comentário

O seu email não será publicado