Preferem reduzir nos factores internos em vez de desafiarem os prestadores de serviços de outsourcing, medida com que podiam obter seis vezes maior impacto.
Muitas organizações deverão estar a perder importantes margens de poupança por não serem mais exigentes com os fornecedores de outsourcing, incluindo os de TI, segundo um estudo da Alsbridge. Uma das razões tem a ver com o facto de os gestores estarem relutantes em colocar em questão os prestadores de serviços, pois os ambientes de tecnologia, construídos com vários fornecedores, são “muito delicados para alterar e grandes demais para falhar “.
Em vez disso, as empresas abrangidas no trabalho, interessadas em reduzir custos estão a concentrar-se excessivamente” sobre os custos do trabalho interno, considera Alsbridge. “Muitas organizações estão a procurar a redução de custos na área errada. Embora o corte de custos de trabalho interno possa ser a medida mais certa a tomar, em alguns casos, a gestão de custos de fornecedor tem o potencial de produzir melhores resultados para a empresa em termos de redução de gastos absolutos, aumentando a produtividade e melhorando o EBITDA”, considera Homan Haghighi, director da consultora em coutsourcing.
Esta inquiriu duas mil empresas de vários tamanhos em vários sectores e constatou que os gastos com a contratação externa estão a crescer a uma taxa de 6% ao ano, enquanto o investimento no trabalho interno está a cair a uma taxa anual de 8%. “Os dados indicam que uma melhoria de 1% na gestão de custos de fornecedores tem um impacto seis vezes maior na rentabilidade do que um semelhante redução nos custos de trabalho,” revela o estudo da consultora.
Alsbridge afirma que uma redução de 1% nos custos de trabalho interno gera apenas 0,7% na melhoria do EBITDA. Em comparação, uma mudança de 1% nos gastos com os fornecedores resulta numa melhoria de 4,1% no mesmo indicador.
Virtualização gera problemas
Alsbridge considera que o crescimento na adopção de tecnologias de virtualização é uma das razões pelas quais o ambiente de múltiplos fornecedores de TI está a tornar-se cada vez mais complexo de gerir, devido às disposições contratuais e de governo associados.
“O crescimento do número de contratos múltiplos, associados a vários fornecedores, muitas vezes concorrentes directos, nos mesmos locais e dentro dos mesmos clientes, criou ‘ecossistemas’ de vários fornecedores são muito frágeis e no entanto, são demasiado grandes e críticos para falharem “, disse Haghighi.