Fujitsu desenvolve etiqueta RFID para “wearables”

O novo dispositivo funciona com a superfície de metal no qual está envolvido e que lhe dá maior capacidade de transmissão de dados.

RFID-Infineon-Technologies

A Fujitsu Laboratories desenvolveu uma etiqueta RFID compacta capaz de funcionar em superfícies de metal, sem que este impeça a propagação de ondas de rádio. A “tag”, com 30 milímetros de comprimento, 25 milímetros de largura e 0,5 milímetros de espessura, pode ser ligado a qualquer material, incluindo cartões de plástico, objectos de metal e dispositivos de vestir ou “wearables”.

Apesar do seu tamanho, tem um alcance de comunicação de cerca de dois metros. “Os ‘smartcards’ existentes têm geralmente um alcance de comunicação de aproximadamente 10 cm”, Manabu Kai, gestor de pesquisa do Technologies Lab da Fujitsu.

A Fujitsu Labs diz que a etiqueta é mais compacta do que aquelas compatíveis com metal. Os novos dispositivos de identificação podem ser utilizados numa variedade de aplicações, como a monitorização de peças de máquinas ou como componente em cartões de identificação.

A tecnologia RFID convencional exige que haja um espaço entre o chip, e tudo a que está ligado, para o sinal propagar-se suficientemente longe. O novo projeto consiste na conjugação de uma antena de metal disposta à volta de uma baínha de plástico, colocada diretamente num material.

Se o material for metal, pode ajudar a transmitir sinais de rádio a partir da etiqueta, de acordo com a Fujitsu.




Deixe um comentário

O seu email não será publicado