Plataforma online para controlar pesca excessiva

Um protótipo de um sistema agrega e apresenta sinais de trânsito de navios, recolhido por satélite, para controlar a actividade da pesca à escala global.

skytruth-gfw-world_pacific_Global Fishing Watch (DR)

A Global Fishing Watch constitui um ambicioso projecto no qual se combina cloud computing, Big Data e redes de satélites para monitorizar a actividade da pesca à escala global e tentar coibir a captura excessiva de pescado. Está preparado pelos grupos ambientalistas SkyTruth e Oceana, com o suporte da Google, sendo descrita como a primeira visão global da pesca comercial com base na análise de dados de satélite.

A intenção é “dar aos cidadãos uma plataforma simples, online, para visualizar, monitorizar e partilhar informações sobre a actividade da pesca em todo o mundo”, de acordo com um comunicado da Oceana. Um protótipo do sistema foi revelado esta sexta-feira durante o 2014 International Union for Conservation of Nature World Parks Congress, em Sidney (Austrália), no qual a Google está a promover uma formação em mapeamento geográfico.

A versão final do projecto ainda está em desenvolvimento. A plataforma funciona analisando sinais de trânsito Automatic Identification System (AIS), automaticamente enviados a partir de transmissores VHF a bordo de navios.

Podem incluir informações como o nome do navio, velocidade e direcção, possíveis de acompanhar em sites como o Shipfinder.co, que mostra as localizações dos navios num mapa. O sistema remove todos os navios que não sejam de pesca do fluxo de informação disponibilizado.

Um vídeo de demonstração mostra como os dados podem ser mapeados de forma a que os navios de um país, como os do Japão, sejam mostrados na mesma cor. Vasos individuais também podem ser monitorizados, com recurso a indicadores de rota reveladoras de actividade pescatória.




Deixe um comentário

O seu email não será publicado