HP e Nokia juntas para NFV

A nova plataforma estará disponível em meados do próximo ano.

NFV - ETSI

A Nokia Networks e a Hewlett-Packard estão a colaborar numa plataforma que tem como objectivo permitir aos operadores de telecomunicações a implantação de novos serviços mais rapidamente, movendo-se para uma infra-estrutura baseada na cloud.

A virtualização e os serviços baseados em nuvem já mudaram a forma como as empresas desenvolvem e gerem a sua infra-estrutura de TI, e agora os operadores estão a querer fazer o mesmo. Os vendedores estão a re-arquitectar os seus produtos para entregar o que se chama de NFV (“network functions virtualization” ou virtualização de funções de rede).

A plataforma NFV integrada da HP e da Nokia será baseada em software Helion OpenStack, que a HP anunciou em Maio, juntamente com a promessa de investir mil milhões de dólares em produtos e serviços de nuvem abertos.

A Nokia contribuirá com ferramentas de gestão e com as funções de rede necessárias para que os utilizadores acedam à Internet e façam chamadas telefónicas em cima do software e hardware da HP. Ambas as empresas vão oferecer os serviços necessários para fornecer e manter o pacote NFV.

A plataforma estará disponível em meados do próximo ano, e permitirá aos operadores livrarem-se do exclusivo e caro equipamento que usam actualmente nas suas redes.

O movimento NFV começou há cerca de dois anos, quando representantes de 13 operadores – incluindo a Verizon, China Mobile e Deutsche Telekom – se uniram para finalizar um livro branco sobre o tema.




Deixe um comentário

O seu email não será publicado