37% dos consumidores deixa ou vai deixar operador devido à velocidade lenta das ligações.
A Ovum revelou que os operadores de telecomunicações podem esperar perder até metade dos seus clientes nos próximos 12 meses, já que um quarto dos consumidores está decidido a mudar de fornecedor nesse espaço de tempo.
A afirmação é baseada num inquérito a 15 mil consumidores e 2.700 empresas em “15 grandes mercados globais”.
Reflectindo sobre a rotatividade média internacional, o director de serviços ao consumidor da Ovum, Angel Dobardziev, disse que o estudo também destaca as diferenças significativas nos padrões de rotatividade dos utilizadores.
“Por exemplo, o inquérito revela que quase o dobro de clientes da Airtel India ou do LG U+ na Coreia do Sul pretendem mudar mais do que a média global de 23%”, disse ele. “Em contraste, os clientes da Vodafone Alemanha ou da NTT DoCoMo no Japão são muito mais leais, com apenas cerca de uma em 10 pessoas a indicar que planeiam mudar de operadora”.
O estudo também mostra que a qualidade da experiência de banda larga móvel é o “driver” principal para mudar de operadora móvel, enquanto 37% dos consumidores declararam ter deixado ou pretenderem deixar um operador devido à velocidade lenta das ligações.