Ataques DDoS aumentam em tamanho e volume

Houve um aumento de 389% na largura de banda média por ataque e um aumento de 366% nos pacotes médios enviados por segundo.

Global map of DDoS attacks - Akamai

Os ataques distribuídos de negação de serviço (DDoS) aceleraram em termos de tamanho e de volume no terceiro trimestre de 2014, de acordo com o estudo “State of the Internet – Security Report“, da Akamai.

Comparado com o ano passado, este trimestre registou um aumento de 389% na largura de banda média por ataque, um aumento dos pacotes médios de pico por segundo em 366%, um aumento de 43% nos ataques na camada de infra-estrutura e 22% de crescimento global nos ataques DDoS.

O vice-presidente da unidade de negócios de segurança da empresa, John Summers, considera que o tamanho e volume de ataques DDoS atingiu um recorde este ano.

“Só no terceiro trimestre, a Akamai mitigou 17 ataques superiores a 100 gigabits por segundo, com o maior a chegar aos 321 Gbps”, disse.

“Curiosamente, não assistimos a nenhum ataque desse tamanho no mesmo trimestre do ano passado e apenas a seis no trimestre anterior”.

“Cada um destes mega-ataques utiliza múltiplos vectores DDoS para entregar pacotes que consomem grande largura de banda a uma taxa de velocidade extremamente elevada”. O relatório constata uma abordagem de força bruta que caracterizou os ataques mais importantes à medida que os atacantes mudaram para novos métodos de ataque e reforçaram métodos de ataques mais antigos para consumirem mais largura de banda.




Deixe um comentário

O seu email não será publicado