PMEs introduzidas ao Big Data pelo Facebook

Serviços acessíveis ao público, como o Facebook, estão a expor as PMEs ao Big Data, segundo a Software AG.

Big Data - ResellerNews

O Facebook tem um repositório importante de comportamentos demográficos e de sentimentos em que qualquer pessoa pode executar analítica simplesmente ao inscrever-se numa conta gratuita, nota o director de vendas na região Ásia-Pacífico da Software AG, Sean Stephens.

“O acesso a essas informações é gratuito e permite que pequenas e médias empresas [PMEs] aproveitem o sentimento dos clientes e as tendências de mercado sem investimento”, disse.

Por exemplo, se o proprietário de uma loja de animais está a considerar reproduzir cães dachshund, ele pode usar o Facebook para ver se há algum interesse na sua área e lojas onde os filhotes dachshund possam ser vendidos.

“O proprietário de uma loja de animais de estimação pode ligar-se no Facebook e digitar o seu código postal e a palavra dachshund para ter imediatamente a visibilidade de quantas pessoas comentaram ou gostaram de imagens de dachshunds nos últimos seis meses”, explicou Stephens.

Além disso, Stephens refere que os campos de pesquisa podem ser alargados para incluir outros termos e obter mais “insights” sobre quantas mais pessoas nas proximidades podem estar interessadas nesse tipo de animal.

Stephens admite que o Big Data permaneceu, até agora, nas mãos das grandes empresas, uma vez que são os únicos que têm a capacidade de contribuir para e manterem grandes repositórios de dados.

“Historicamente, têm sido as grandes empresas, porque têm sido elas as guardiãs da propriedade intelectual encontrada no Big Data”, disse.

No entanto, o que Stephens nota actualmente é uma mudança na qual os fluxos de Big Data estão a ser “alimentados”.

Em particular, as tecnologias nos espaços móvel e social são destacadas como os dois principais catalisadores para o crescimento do Big Data, nos últimos cinco anos.

“Esses canais estão a ser alimentados pelos consumidores, por PMEs e também pelas grandes empresas, por isso a mudança que temos visto ao longo dos últimos cinco anos está a expor as organizações de todos os tamanhos ao Big Data”, considerou Stephens.




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