iPad Air 2 é mais fino e rápido que antecessores

Apple anunciou novos tablets, o seu monitor com maior resolução e o novo sistema operativo disponibilizado gratuitamente.

iPad Air 2 - Apple

A Apple anunciou esta quinta-feira os novos tablets iPad Air 2 e iPad Mini 3, o seu monitor com maior resolução “Retina 5K Display” e o novo OS X 10.10 (ou Yosemite), disponibilizado gratuitamente.

O iPad Air 2 é mais fino e mais leve que os seus antecessores, e deve ser mais rápido graças a um novo processador. Também tem uma melhor câmara e recursos de segurança, tal como o novo iPad Mini 3, revelou a Apple – como esperado, após a fuga de informação – num momento em que o domínio da empresa neste mercado está a diminuir.

O iPad Air 2, com um ecrã de 9,7 polegadas, tem 6,1 milímetros de espessura, sendo 18% mais fino do que o iPad Air.

O tablet integra o novo chip A8X, que é uma variante do chip A8 do iPhone 6 e iPhone 6 Plus. Ele é 40% mais rápido e fornece gráficos 2,5 vezes melhores do que o chip A7 no iPad Air, segundo a empresa.

Outras características incluem a câmara traseira iSight de 8 megapixéis e a câmara frontal FaceTime. A iSight pode registar vídeo a 1080p, que pode ser manipulado em vários modos, como câmara lenta e “time lapse”.

O iPad Mini 3 tem um ecrã de 7,9 polegadas, um chip A7, câmara traseira iSight de 5 megapixéis, câmara FaceTime e ligação sem fios 802.11ac.

O iPad Air 2 custa 499 dólares para 16GB e Wi-Fi, 599 dólares para 64GB e 699 dólares para 128GB. A versão do tablet com conectividade móvel custa mais 130 dólares.

Já o iPad Mini 3 custa 399 dólares para 16GB, 499 dólares para 64GB e 599 dólares para 128GB. Ambos os tablets já podem ser encomendados, devendo ser entregues na próxima semana, nos EUA.

A Apple anunciou também esta quinta-feira o seu maior iMac, um tudo-em-um com ecrã de 27 polegadas e Retina Display.Retina 5K Display - Apple

A empresa chama o novo ecrã de “Retina 5K Display“, afirmando que é o monitor de computador com mais elevada resolução, com 5120×2880 pixéis – os monitores 4K têm uma resolução de 4096×2160. Por comparação com os iMacs existentes, o novo modelo tem quatro vezes mais pixéis, mas usa 30% menos energia e está conforme à norma EnergyStar 6.1.

Por fim, a Apple lançou ainda o sistema operativo OS X 10.10, conhecido por Yosemite, como actualização gratuita para a maioria dos donos de Macs.

Os utilizadores que têm o Mavericks, lançado no ano passado, o Mountain Lion de 2012, o Lion de 2011e até o Snow Leopard de 2009 podem desde quinta-feira efectuar o download da nova versão.

Craig Federighi, que lidera o desenvolvimento dos iOS e OS X, revelou que um milhão de utilizadores se registaram para a versão beta pública deste sistema operativo, a primeira da Apple desde 2000.

Dos novos recursos do Yosemite, o mais proeminente é o Continuity, que inclui partilha de tarefas entre um dispositivo iOS e um  Mac, requerendo o iOS 8.1 que a Apple vai lançar a 20 de Outubro.

O Yosemite será acompanhada por actualizações para a também gratuita suíte iWork – Pages, Numbers e Keynote -, que também ficaram disponíveis na quinta-feira, disse Federighi.


Tags


Deixe um comentário

O seu email não será publicado