Google não pode ignorar emails de clientes

Emails enviados para a Google são respondidos automaticamente. Tribunal alemão decidiu que tem de existir uma resposta personalizada.

Google SupportUm tribunal alemão exigiu à Google para parar de ignorar os emails dos clientes e começar a oferecer uma maneira de eles comunicarem com a empresa.

A ordem foi dada pelo Tribunal Regional de Berlim, num caso apresentado pela Federação Alemã de Associações de Consumidores (VZBV), que publicou a decisão [em alemão] no seu site esta quinta-feira.

Os utilizadores da Google que enviam um email para o endereço “[email protected]” recebem uma resposta automática notificando o utilizador de que a Google não vai ler nem responder ao mesmo, devido ao grande número de solicitações enviadas para aquele endereço electrónico. Após essa frase, a resposta automática direcciona os utilizadores para vários guias de auto-ajuda online e outras formas de contacto.

Mas esta forma de comunicação é incompatível com a lei alemã, que diz que as empresas devem fornecer uma maneira de garantir rápidas comunicações electrónicas com elas, argumentou a VZBV. A organização descreveu o endereço de suporte da Google como uma caixa preta em que as mensagens desaparecem num vazio.

O tribunal concordou com a VZBV e determinou que um email gerado automaticamente não cumpre os requisitos da lei. A Google ainda pode recorrer da sentença.




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