HP investe no Hadoop da Hortonworks

Com a parceria na distribuidora de Hadoop, a HP completa a sua oferta de software de análise de dados para apresentar a clientes corporativos.

HP - Hortonworks

A Hewlett-Packard está a apostar 50 milhões de dólares em que os seus clientes vão encontrar valor na plataforma de processamento de dados Hadoop, investindo no distribuidor Hortonworks.

As duas empresas também se juntam para apoio telefónico e para formular uma arquitectura para incorporar a distribuição Hadoop da Nortonworks no HAVEn, o “stack” de processamento de dados da HP que junta Hadoop, Autonomy, Vertica e “enterprise security”.

“Nós nunca vendemos realmente Hadoop, nem o apoiámos directamente. Até ao momento, lidávamos com um fornecedor Hadoop e levávamos o negócio para o mercado. O que é diferente nesta parceria estratégica é que agora nos empenhamos em revender a Hortonworks Data Platform como parte do HAVEn, e também a suportar”, disse Colin Mahony, gestor geral da empresa para o software de gestão de analítica de software Vertica.

Ao implementar uma plataforma de processamento de dados em larga escala, as empresas preferem ter um único fornecedor para lidar, em vez de vários fornecedores que contribuem cada um com um pedaço de todo o sistema, disse Mahony.

Além do investimento e da engenharia conjunta, o director de tecnologia (CTO) da HP, Martin Fink, vai estar na administração da Hortonworks, de modo que as duas empresas podem trabalhar em estreita colaboração na formulação de estratégias para o Hadoop.

Desenvolvido inicialmente na Yahoo, o Hadoop fornece uma maneira de armazenar grandes quantidades de dados não estruturados, que podem ser analisados em tempo real. Ele foi adoptado por muitos grandes serviços da Internet, que recolhem tantos dados dos utilizadores que seria inviável armazená-los e analisá-los usando tecnologias tradicionais de bases de dados SQL e “data warehouses” comerciais.

Sendo um dos principais distribuidores do Hadoop, a Hortonworks foi fundada por um número de engenheiros que trabalharam na implementação original na Yahoo. Desde a sua criação em 2011, a empresa estabeleceu parcerias com a Microsoft, SAP e Red Hat, entre outros fornecedores de software empresarial.

A parceria dará à Hortonworks uma base de clientes com um potencial mais amplo, disse o CEO da Hortonworks, Rob Bearden.




Deixe um comentário

O seu email não será publicado