Ataques DDoS aumentam em 2014

Segundo trimestre teve menos grandes ataques.

DDoS - Arbor NetworksOs ataques distribuídos de negação de serviço (DDoS) aumentaram no primeiro semestre de 2014, de acordo com o fornecedor de software de segurança Arbor Networks.

A Arbor disse que os dados, com base na sua infra-estrutura de monitorização de ameaças ATLAS, mostram uma quantidade sem precedentes de ataques volumétricos no primeiro semestre do ano.

A ATLAS é uma parceria de colaboração de quase 300 clientes fornecedores de serviços que partilham anonimamente os dados de tráfego com a Arbor.

A Arbor disse terem sido reportados mais de 100 ataques volumétricos de DDoS com mais 100GB/segundo. A meio do ano, foram notificados duas vezes o número de eventos com mais de 20GB/s comparados com todo o ano de 2013.

O director de arquitectura de soluções da Arbor Networks, Darren Anstee, disse que a frequência de grandes ataques continua a ser um problema.

“As organizações devem ter uma abordagem integrada, com multi-camadas de protecção. Mesmo as organizações com quantidades significativas de ligações à Internet podem agora ver que a capacidade é esgotada com relativa facilidade pelos ataques que estão a acontecer”.

A empresa afirma que o maior ataque relatado no segundo trimestre foi de 154.69GB/s, 101% abaixo do primeiro trimestre de 2014. Este foi um ataque de reflexão ao Network Time Protocol (NTP) visando um destino em Espanha.

Os ataques de reflexão ao NTP são ainda significativos, de acordo com a Arbor, mas o tamanho e o alcance baixou em relação ao primeiro trimestre. Os volumes médios de tráfego NTP estão a cair globalmente, mas ainda não voltaram aos níveis de Novembro de 2013 (pré-início da proliferação de ataques ao NTP).

O segundo trimestre de 2014 teve menos grandes ataques, segundo a empresa de segurança. O tamanho médio dos ataques diminuiu 47% em comparação com o primeiro trimestre do ano.




Deixe um comentário

O seu email não será publicado