Nova tecnologia melhora streaming de vídeo

A tecnologia Context-Aware Video Streaming desenvolvida pelos Bell Labs e testada pela net mobile, deverá possibilitar melhorias de até seis vezes, na transmissão de vídeo em fluxo para carros.

Teste de tecnologia CARA_net mobile (DR)Sem consumir maior capacidade de rede, uma nova tecnologia poderá oferecer melhorias de até seis vezes (face à oferta actual), na transmissão de vídeo em fluxo ou streaming. Foi desenvolvida pelos Bell Labs, testada pela net mobile AG, e chama-se Context-Aware Video Streaming.

Baseia-se na solução Context-Aware Radio Access (CARA) da primeira organização, unidade de investigação da Alcatel-Lucent, e segundo um comunicado, tira partido de informação geo-referenciada: mapas de estradas, de cobertura de redes e dados de desempenho de rádio.

Usando esses elementos produz algoritmos que prevêem o desempenho futuro da rede. Com base nessa previsão, são descarregados mais segundos de vídeo para o equipamento do utilizador em áreas de boa cobertura, antes dos veículos entrarem numa zona com menos cobertura.

Isso resulta numa redução dramática de paragens do vídeo e uma melhoria significativa na experiência do consumidor, defende o fabricante. Os ganhos de qualidade foram medidos em testes em Düsseldorf na Alemanha sobre uma rede móvel convencional.

As rotas consistiram em autoestradas, túneis e outras áreas típicas dos utilizadores que viajam em cidade no seu carro ou transporte público, diz um comunicado.




Deixe um comentário

O seu email não será publicado