Aquisição da empresa especialista em armazenamento flash por 1.100 milhões de dólares pode ajudar os clientes a gerir cargas de trabalho mais pesadas.
A SanDisk quer consolidar a sua posição no mercado de armazenamento flash empresarial através da compra da Fusion-io por cerca de 1,1 mil milhões de dólares em dinheiro.
A aquisição, anunciada esta segunda-feira, deverá estar concluída no terceiro trimestre fiscal da SanDisk.
“A Fusion-io irá acelerar os nossos esforços para permitir o centro de dados flash, ajudando as empresas a gerir melhor as cargas de trabalho de dados cada vez mais pesadas, a um custo total de propriedade mais baixo”, disse Sanjay Mehrotra, CEO da SanDisk, em comunicado.
O investigador-chefe da Fusion-io é o co-fundador da Apple, Steve Wozniak. Após a entrada em bolsa em 2011, a empresa teve um desempenho financeiro misto, em parte devido a um excesso de confiança num grande número de clientes, incluindo a Apple e o Facebook.
O valor da aquisição está “dentro da faixa dos prémios do mercado”, disse Judy Bruner, CFO da SanDisk, numa teleconferência esta segunda-feira, apesar de reconhecer que as acções da Fusion-io têm estado “relativamente voláteis” nos últimos tempos.
A escala de operações da SanDisk e a abordagem tecnológica integrada verticalmente deve ajudá-la a aumentar rapidamente as vendas dos produtos Fusion-io, disse Mehrotra.
A Fusion-io é conhecida pela sua tecnologia de estado sólido PCIe. A SanDisk tem trabalhado nos seus próprios produtos PCIe e continuará a fazê-lo, avançou Mehrotra.