Seleccionadas quatro equipas para o inRES

O Programa Carnegie Mellon Portugal escolheu a DISPLR (Minho), a Followprice (Lisboa), a WeTruck (Porto) e a Xhockware (Porto) para a primeira edição da sua iniciativa de aceleração de negócio de empresas.

CMU_Hamerschlag_Hall-CMU_Wikimedia CommonsA DISPLR (Minho), a Followprice (Lisboa), a WeTruck (Porto) e a Xhockware (Porto) começam na próxima quinta-feira a preparação para a primeira edição do inRes – Entrepreneurship in Residence, a iniciativa do Programa Carnegie Mellon Portugal aceleração de negócio de empresas,lançada em Março. As quatro equipas foram seleccionadas entre 14 candidaturas submetidas, pelos seus “projectos sólidos de comercialização de produtos e serviços em TIC”, diz um comunicado.

A primeira fase da iniciativa decorrerá em Portugal, incidindo na melhoria de produtos/serviços e conceitos de negócio, e no desenvolvimento de um plano detalhado de imersão em ambiente de empreendedorismo, nos Estados Unidos. O workshop de lançamento terá lugar no Instituto Superior Técnico.

“As quatro equipas seleccionadas apresentam ideias de negócio focadas na criação de novas aplicações e soluções tecnológicas, relevantes do ponto de vista da competitividade e do valor acrescentado para empresas e utilizadores finais,” refere João Claro, director nacional do Programa CMU Portugal.

O responsável acredita que “o inRes vai ajudar a fortalecer e a consolidar as competências de gestão de equipas empreendedoras de start-ups de base tecnológica, expondo-as a ambientes internacionais altamente competitivos”. Para o director a iniciativa é “um passo natural do Programa CMU Portugal”.

Entre os especialistas envolvidos no programa destacam-se Tara Branstad, directora associada do Center for Technology Transfer and Enterprise Creation (CTTEC) da CMU, Dave Mawhinney, co-diretor do Centro de Inovação e Empreendedorismo da CMU e director do i6 Agile Innovation System, Suzi Pegg, vice-presidente de marketing global da Pittsburgh Regional Alliance, e também João Claro. Segundo esta responsável, está já prevista uma segunda edição do inRes, a lançar em 2015.

As quatro empresas

DISPLR (www.displr.com) ‒ É uma spinoff da Universidade do Minho, que apresenta um novo media para a reformulação do papel das demonstrações públicas digitais, como um meio de comunicação. Está focada nos processos de interacção social e pretende reforçar a cadeia de valor inerente.

Followprice (https://followprice.co) ‒ É uma start-up apoiada pelo programa Bluestart da Portugal Telecom, que desenvolveu uma ferramenta de marketing digital avançada vocacionada para lojas de comércio electrónico que permite aos clientes acompanharem os seus produtos favoritos e, posteriormente, serem avisados sobre as suas mudanças de preço.

WeTruck (http://www.wetruck.pt) ‒ Projecto pré-incubado no UPTEC, apresenta como objectivo o desenvolvimento de um sistema de recuperação de energia para camiões de refrigeração.

Xhockware (http://www.xhockware.com) ‒ Constitui uma start-up incubada no UPTEC e tem como primeiro produto o SmartShopping, um sistema de registo e pagamento de compras que pretende inovar a forma como os clientes realizam o processo em loja: permitirá efectuar o pagamento de um carrinho de compras completo em menos de um minuto, assegurando ao retalhista protecção contra roubos.




Deixe um comentário

O seu email não será publicado