Contudo, precisam de facilitar a descoberta das aplicações móveis, considera a Gartner.
Um quarto dos 50 principais bancos globais deverão lançar lojas de aplicações bancárias de mobilidade para os seus clientes até 2016, diz a Gartner. Os CIO, CMO e líderes de linhas de negócio cabeças enfrentam dois desafios fundamentais nessas operações, segundo a consultora.
O primeiro é que a visibilidade dos dispositivos bancários nas lojas públicas está a diminuir devido ao número total de apps disponíveis. A segunda é que a facilidade com que estas últimas são descobertas nos sites de bancos está também em queda conforme o número de aplicações propostas pelos bancos aumenta.
A segunda questão é agravada pelo facto de a maioria dos sites de bancos não facilitar a descoberta das apps pelos clientes. Estas são frequentemente publicadas pelos líderes de linhas de negócio, sendo difícil a um cliente ver todas as aplicações oferecidas pelo banco.
Mesmo estando listadas num só lugar, as descrições são muitas vezes vagas e abstractas, considera a Gartner. “Se não forem abordados , estes dois desafios e outros poderiam realmente ter um impacto negativo sobre as receitas bancárias e experiência do cliente”, disse o analista da Gartner, Kristen Moyer.
“Os bancos podem usar as lojas de aplicações bancárias para melhorar a sua descoberta, mas somente se o custo e a complexidade [inerentes] forem necessárias”. A consultora Gartner recomenda aos CIO, CMO e líderes de linhas de negócio uma avaliação da necessidade potencial de ter uma loja de aplicações bancárias.
As duas variáveis mais importantes na avaliação da necessidade de uma lojas de app são o número total de aplicações e a presença (ou não) de uma plataforma de API. Quanto mais aplicações um implanta, mais difícil se torna aos potenciais utilizadores descobrirem a aplicação certa para eles.
As API de Internet públicas implantadas para programadores de terceiras partes, clientes, parceiros, funcionários e outros servirá como um factor multiplicador sobre o número de aplicações implantadas pelo próprio banco. A Gartner espera que cerca de 25% dos grandes bancos implantem lojas de aplicações bancárias para melhorar a descoberta de apps, a experiência do utilizador e a colaboração. Conforme mais bancos implantam lojas de apps, vão colocar maior pressão competitiva sobre aqueles que não o fizerem, diz a consultora.