Programa de reconhecimento facial da NSA recolhe “milhões” de fotos online

Documentos recentes revelam um programa massivo da NSA para recolher e analisar fotografias.

privacy_nsa - PCWorldAntes de colocar as suas fotos na Web, pense duas vezes: o jornal The New York Times revelou este domingo que a Agência de Segurança Nacional (NSA) recolhe milhões de fotos por dia das comunicações electrónicas e analisa-as como parte de um grande empenho no reconhecimento facial.

De acordo com documentos obtidos pelo NYT, dos milhões de imagens que recolhe diariamente, a NSA recolhe cerca de 55 mil que considera terem “qualidade de reconhecimento facial”.

Leis actuais de privacidade e de vigilância nos EUA não protegem especificamente contra o uso da tecnologia de reconhecimento facial para identificar indivíduos.

O jornal diz que “não é claro quantas pessoas em todo o mundo, e quantos americanos, podem ter sido apanhados” nesta iniciativa, e prossegue afirmando que as leis actuais de privacidade e de vigilância nos EUA não protegem especificamente contra o uso da tecnologia de reconhecimento facial para identificar indivíduos.

Um porta-voz da NSA disse ao jornal que a agência não pode aceder às bases de dados fotográficas de licenças de condução ou de passaportes, mas a agência recusou-se a revelar se recolhe fotos dos media sociais “através de outros meios que não a interceptação das comunicações”.




Deixe um comentário

O seu email não será publicado