Novas regras de registo de domínios .pt

Vão vigorar a partir do dia 16 de Junho e incluem várias adaptações, como as referentes a nomes de âmbito geográfico, além da abertura do registo a domínios com dois caracteres.

dns.pt (DR)O DNS.PT anuncia as novas regras de registo de domínios .PT, que entram em vigor a partir do próximo dia 16 de Junho. As mudanças surgem na sequência de a associação ter assumido o papel de “registry” de domínios .PT, e de ser necessário efectuar as alterações formais daí decorrentes.

No conjunto do novo regulamento, o organismo destaca “a adaptação das disposições interpretativas no que respeita a limitações referentes a nomes de âmbito geográfico, e a adaptação da regra relativa à protecção dos novos gTLDs”, refere em comunicado. Há também alterações, alerta, quanto às disposições relativas a domínios com processo arbitral em curso.

A partir de 1 de Novembro, com as novas regras do registo de domínios .PT, será também retirada a proibição do registo de domínios, directamente sob .pt, com menos de três caracteres, avança a nota de imprensa. De acordo com a associação, existem perto de 2305 novas combinações possíveis, exceptuando os 246 ccTLD pré-existentes e os domínios já registados, como cp.pt ou ua.pt.

O registo de domínios com dois caracteres já foi permitido, estando vedado desde 2001.

“Estas novas regras resultam de um processo de discussão onde participou activamente o conselho consultivo de DNS.PT, e traduzem, na sua essência, uma clarificação de conceitos e uma adaptação formal que cumpria realizar. A novidade é sem dúvida a abertura do registo a domínios com dois caracteres, existindo combinações bastante apetecíveis, como ex.pt, i9.pt, já.pt, nó.pt, ou.pt e pc.pt”, considera Luísa Gueifão, presidente do conselho directivo do organismo.


Tags


Deixe um comentário

O seu email não será publicado