A empresa tenciona investir no fabrico de 100 veículos e iniciar um programa piloto.
A Google revelou um protótipo de automóvel capaz de se conduzir, sem volante, nem acelerador ou pedal de travão. Tem dois lugares e está equipado com software e sensores.
O tejadilho está coroado por aquilo que parece o mesmo sensor LIDAR (Light Detection and Ranging), instalado nos veículos Lexus e Toyota, modificados para a frota de carros de teste, com condução autónoma, da Google. O sistema incorporado conseguirá detectar objetos a uma distância de mais de duzentos metros em todas as direcções, eliminando “pontos cegos”.
Chris Urmson, director do Self-Driving Car Project, explica no seu blog que o carro tem “um espaço para os pertences dos passageiros, botões para iniciar e parar e um ecrã que mostra a rota”. “E isso é tudo”, remata.
A velocidade máxima do veículo será de 40 quilómetros por hora. A Google revela ainda que tenciona construir cerca de 100 protótipos de veículos e modelos de teste, mas com controles manuais, durante o próximo Verão. Não explica, contudo, se vai fabricá-los ou pretende recorrer a fabricantes de automóvel.
A empresa pretende desenvolver um pequeno programa- piloto na Califórnia nos próximos anos. De acordo com regulamentos aprovados no corrente mês, o teste de veículos autónomos deve ser realizado com pilotos de testes instalados no banco de motorista dos veículos.
Devem ser capazes de assumir imediatamente o controlo do carro. O referido estado norte-americano está a desenvolver normas para regular a utilização pública de carros de condução autónoma, que deverão ser adoptadas em Janeiro de 2015.mação profissional.