O memorando para a abertura do Centro de Serviços Remotos da empresa em Évora é assinado na próxima terça-feira, mas a estrutura só arranca em Setembro.
A Capgemini Portugal assina na próxima terça-feira um memorando de entendimento com a AICEP e IEFP para abertura de um Centro de Serviços Remotos da empresa em Évora. Para a primeira fase da estrutura, que deverá iniciar-se em Setembro (segundo a Lusa) a multinacional espera contratar pelo menos 50 colaboradores.
Nos próximos dois anos o corpo de funcionários deverá crescer para 150, de acordo com as previsões da empresa. O acréscimo de recursos humanos deverá verificar-se nas áreas de serviços de desenvolvimento e manutenção de sistemas de informação, e da investigação e desenvolvimento em áreas tecnológicas e de engenharia, em parceria com os pólos de investigação da Universidade de Évora, segundo um comunicado da Capgemini.
O centro conta ainda com o “forte envolvimento” não só da universidade, mas também edilidades locais, assim como do PCTA – Parque de Ciência e Tecnologia do Alentejo, entre outras entidades regionais. A nota de imprensa avança que a iniciativa se enquadra numa consolidação da estratégia de reforço da “”sua capacidade de desenvolvimento e inovação na prestação de serviços de Tecnologias de Informação (TI),” à escala mundial.
A localização justifica-se pelas “fortes valências competitivas que a região oferece, nomeadamente, pela sua rede de infraestruturas, a proximidade aos centros universitários (ex.: Évora, Beja, Portalegre), a facilidade de acessos rodoviários e aeroportuários, e sobretudo pela capacidade para o desenvolvimento de competências técnicas nos domínios da engenharia e das tecnologias de informação”.
A área de SI deverá assegurar serviços técnicos especializados de desenvolvimento, testes, manutenção e evolução aplicacional, baseadas principalmente em tecnologias de cloud computing , que poderão funcionar “em três modelos: fábrica, projecto e níveis de serviço”. Na investigação e desenvolvimento, será realizada uma forte aposta em tecnologias ligadas à automação e engenharia, muito suportadas pela experiência e nas práticas internacionais da Capgemini, diz a empresa. Esta actividade terá por objectivo “fazer face à elevada procura no mercado português de tecnologias que apoiem a modernização e eficiência industriais”.
“O centro irá dispor de especialistas, soluções e ambientes de teste prontos para serem usados nos projectos que desenvolvemos“, afirma Jorge Martins, vice-presidente da Capgemini e responsável pela área de negócio de serviços de tecnologia da multinacional em Portugal.