Nokia investe na conectividade dos automóveis

Unidade da empresa Nokia Growth Partners vai gerir fundo de 100 milhões de dólares, investindo em tecnologia e serviços de localização para automóveis.

ford-sync-applink-aha-in-motion-100021175-orig-IDGDurante anos, a Nokia vendeu telefones móveis com o slogan “Conectando pessoas”, mas após a venda da operação à Microsoft, procura encontrar o próximo grande filão de negócio. Esta segunda-feira a empresa anunciou o investimento de 100 milhões de dólares no Connected Car Fund, sugerindo uma aposta forte na interligação de automóveis.

A venda à Microsoft deixou o fabricante nórdico com três actividades : desenvolvimento de equipamentos de rede, de longe, sua maior fonte remanescente de receitas; os seu portefólio de patentes, e o negócio de mapeamento e serviços de localização Here, o qual representa menos de um décimo das suas receitas.

Contudo é na última que a Nokia parece quer colocar mais enfoque, com a criação do fundo a ser ser gerido pelo seu braço de capital de risco, Nokia Growth Partners. A organização pretende construir um ecossistema de programadores e aplicações em torno do Here, usando o fundo para investir em tecnologia e serviços de localização para automóveis.

O fundo deverá vai investir em empresas dos EUA, da Índia, da China e da Europa, e eleva o total de capital gerido pela Nokia Growth Partners, para 700 milhões de dólares. Com o dinheiro do fundo de investimento, Michael Halbherr vice-presidente da Nokia para Here, espera que os parceiros da Nokia criem “uma nova classe de serviços para manter os motoristas seguros e conectados”.

Para Paulo Asel, da Nokia Growth Partners, os carros são as novas pessoas, sendo uma nova plataforma para a adopção de tecnologia muito semelhante aos telemóveis ou tablets. O consórcio Car Connectivity, procura explorar ideias semelhantes mas baseia-se no sistema operativo Android.




Deixe um comentário

O seu email não será publicado