NEC aposta na segurança por reconhecimento facial

A NeoFace Monitor está ser posicionada, pela NEC, como solução de segurança empresarial, e utiliza a câmara dos computadores para verificar a identidade dos utilizadores, comparando a leitura de características faciais com uma imagem armazenada.

Tecnologia de reconhecimento facial da NEC (DR)A NEC apresentou em Tóquio um programa de segurança biométrica, baseado em tecnologia de reconhecimento facial para controlar o acesso a computadores. O NeoFace Monitor está a ser posicionado como uma alternativa às passwords.

No uso da aplicação, os utilizadores precisam de olhar para uma câmara no seu PC para desbloqueá-lo. O sistema baseia-se em tecnologia de reconhecimento facial desenvolvida pela NEC durante cerca de 20 anos.

Constitui um conjunto de software concebido para para verificar a identidade do utilizador, comparando características faciais lidas pela câmara e uma imagem armazenada. “Temos vindo a trabalhar com a tecnologia biométrica para as forças policiais, e agora queremos disponibiliza-la para as necessidades de segurança dos clientes empresariais”, disse a porta-voz do fabricante, Naoko Ozeki.

Das várias demonstrações realizadas durante um evento na sede da NEC, em Tóquio, concluiu-se que o sistema reconhece os rostos em cerca de meio segundo. Quando os funcionários do fabricante abandonavam os seus postos, os laptops bloqueavam automaticamente.

O NeoFace Monitor usa algoritmos de processamento de imagem para fazer a leitura das características faciais, tais como as pupilas, a parte inferior do nariz e os cantos da boca. A NEC escusou-se a revelar exactamente quantos pontos no rosto são monitorizados.

O programa é capaz de reconhecer um indivíduo, quando este não está a olhar para a câmara directamente. Ou mesmo se aquele tiver deixado crescer barba ou estiver a usar óculos.




Deixe um comentário

O seu email não será publicado