SoftFinança focada na engenharia de produtos próprios

A empresa reorganizou as suas linhas de produto com as prioridades do negócio financeiro e estabeleceu uma parceria com a SAP. Pretende também desenvolver uma forte aposta na internacionalização.

Joao Cupertino-director-geral da SoftfFinanca (DR)A SoftFinança anunciou uma nova oferta e imagem corporativa, e uma parceria com a SAP, como parte da renovação de estratégia para abordar o sector financeiro. A empresa revela ter concluído um processo de transformação da sua organização, no qual passou de uma empresa de projectos à medida para uma empresa de engenharia de produtos próprios.

A estratégia baseia-se nos principais desafios e necessidades que os agentes do referido sector enfrentam num momento de transformação importante dos modelos de negócio, segundo a empresa. Na visão da SoftFinança, o sector financeiro está a enfrentar uma profunda mudança em três vertentes fundamentais da sua actividade e posicionamento estratégico:

‒ “a economia e sociedade cada vez mais digitais e globalizadas implicam uma maior personalização e relação com base no conhecimento real das necessidades dos clientes ao logo do seu ciclo de vida”

‒ “e face à relevância do sector na economia de cada país e num contexto global, as entidades do sector são supervisionadas de forma contínua, detalhada e rigorosa, o que origina processos de conformidade mais detalhados e complexos”;

‒ ”perante os dois pilares estratégicos anteriormente referidos da supervisão e da personalização dos serviços/ofertas, o modelo de governo das instituições sofre também ele uma mudança, alicerçada na gestão estratégica como um processo assente na agilidade, escalabilidade e controlo internos.”

Desta forma, a SoftFinança estruturou a sua oferta de forma a reflectir a Arquitectura de Sistemas de Informação das Instituições Financeiras:

‒ Relação com o Cliente: com soluções para responder a necessidades de marketing relacional e segmentação de clientes e canais; integração, através de sistemas de integração interna (aplicações sob gestão do cliente) ou externa (aplicações e serviços de parceiros e clientes);

‒ “Core” bancário, para a gestão de clientes, produtos, cartões e mercados financeiros;

‒ Suporte Administrativo: para resolver as necessidades de gestão administrativa, financeira, capital humano, fornecedores e imobilizado;

‒ Gestão estratégica: englobando o planeamento, monitorização e revisão contínua.

O acordo de parceria assinado com a SAP permitirá apresentar uma oferta integrada para as principais áreas de actividade dos seus clientes e completar a rede de parcerias definidas como prioritárias para o crescimento sustentado da empresa.

Forte aposta na internacionalização

A organização pretende ainda reforçar a sua aposta estratégica no desenvolvimento de uma presença em mercados internacionais, “beneficiando da sua experiência em projectos já desenvolvidos em vários países lusófonos”, diz um comunicado. “Com a profunda mudança que apresentamos hoje, pretendemos reforçar a nossa principal prioridade – o relacionamento próximo com os nossos Clientes e o alinhamento com as suas prioridades de negócio. Fruto de um processo já iniciado, iremos também fazer uma aposta muito ambiciosa no crescimento em mercados internacionais emergentes e nos quais a experiência e profundo conhecimentos do sector pelas equipas SoftFinança é uma mais-valia de grande relevância percepcionada pelos clientes”, afirma João Cupertino, director-geral da empresa.

Os mercados prioritários pela empresa identificados para uma primeira fase de abordageme são, os de Angola, São Tomé e Príncipe, Cabo Verde, Timor Leste e Moçambique. Entre os projectos mais recentes desenvolvidos a nível internacional, a SoftFinança destaca a implantação do sistema de pagamentos automáticos nacionais de São Tomé e Príncipe.




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