Os lojistas ou vendedores serão creditados em dólares para reduzir a exposição à volatilidade do preço da moeda. A Overstock.com já realizou vendas na ordem de um milhão de dólares, em Bitcoin, desde Janeiro.
O centro comercial online, Market Square, passou a aceitar pagamentos em Bitcoin. “Para os vendedores, a experiência não será diferente e não têm de mudar nada, a não ser, potencialmente, terem a expectativa de receber novos clientes e fazer mais vendas”, afirma Ajit Varma director da empresa gestora da plataforma num post de blogue.
Nos processos de compra do potencial rival da Amazon.com, eBay e Etsy, quando os compradores optam por adquirir artigos com a moeda digital, é gerado um novo endereço e anexado à ordem de compra. Os clientes podem usar tanto carteiras Bitcoin móveis ou alojadas.
Os vendedores, no entanto, não precisam se preocupar com a possibilidade de receberem o pagamento na moeda digital, pois serão creditados com os dólares. Dessa forma, não ficaram expostos à volatilidade do preço da moeda, o qual caiu recentemente abaixo dos 500 dólares no meio de especulações sobre a China proibir os bancos de trabalharem com bolsas de Bitcoin.
A Square Market é conhecida pelo seu leitor de banda magnética capaz de permitir aos vendedores receberem pagamentos de cartão de crédito pelo smartphone. Mas a empresa tem adoptado também outras formas de pagamento, como o envio de dinheiro por email.
Agora tornou-se a mais recente empresa de eCommerce a mostrar interesse na Bitcoin. Durante a semana passada, start-up de pagamentos móveis, Stripe, anuciou estar a experimentar a utilização de Bitcoin, adicionando a moeda digital como opção de pagamentos para empresa de serviços de backup online Tarsnap .
A decisão surge depois de o retalhista de descontos online a Overstock.com, começar a aceitar a moeda no início de Janeiro.
A empresa de eCommerce revelou ter registado receitas de 1,3 mil milhões de dólares em 2013, e manifestou a 4 de Março surpresa por ter atingido vendas de um milhão de dólares em Bitcoin. Cerca de 4300 clientes foram responsáveis por essas vendas, e o retalhista estima que quase 60% eram novos.