Investigadores criam material forte e leve com impressão 3D

Uma equipa alemã espera criar materiais semelhantes aos dos ossos, passíveis de serem usados para fazer objectos bastante robustos.

Impressora da Nanoscribe (DR) usada pelos investigadoresCientistas alemães usaram litografia a laser 3D para imprimir treliças (como no travejamento das pontes) microscópicas e conchas microscópicas tão fortes como o aço, e mais leve do que a água. O objectivo da investigação é criar materiais mais fortes do que qualquer coisa já produzida, mas leve o suficiente para se usar em produtos como aeronaves ou blindagens.

As estruturas semelhantes a favos de mel, feitos de material compósito de cerâmica e polímeros, têm apenas cerca de 50 nanómetros de espessura: uma linha de DNA humano tem 2,5 nanómetros de diâmetro e um cabelo humano tem cerca de 80 mil a 100 mil nanómetros de largura. Os investigadores alemães publicaram recentemente um artigo sobre suas investigações.

“Ao aplicar a litografia a laser 3D, o que permite a produção de estruturas quase arbitrárias com poder de resolução sub-mícron, podem ser construídas estruturas em forma de treliças ou conchas”, diz o artigo.  “Foram obtidos índices comparáveis ​​aos das ligas metálicas avançadas ou das cerâmicas técnicas”.

As nano-estruturas são criadas através colocando uma pequena quantidade de resina fotocurável (que solidifica com a luz) numa lâmina de vidro. De seguida, uma impressora de estereolitografia 3D projecta um laser segundo um padrão de grelha, no material líquido, endurecendo onde a luz incide. A estrutura resultante é então revestido com óxido de alumínio.




Deixe um comentário

O seu email não será publicado