Cisco procura atrair mais parceiros

O programa de parceiros da Cisco passou a chamar-se Partner Ecosystem, tem um novo Solution Partner Program para atrair um maior número de parceiros, e está focado no cloud computing.

redesA Cisco anunciou, por ocasião do evento Partner Summit 2014, a renovação do seu programa de parceiros (Cisco Partner Program). Agora denominado Cisco Partner Ecosystem, o programa foi concebido para atrair uma maior gama de parceiros, entre eles fabricantes independentes de software (Independent Software Vendors), parceiros tecnológicos, parceiros para a Internet das coisas e empresas de consultoria. Engloba agora tanto o novo Solution Partner Program, como a nova geração do Cisco Channel Partner Program.

O novo Cisco Solution Partner Program promete uma maior visibilidade aos parceiros de soluções, reforçará a lista de parceiros de canal – considerados de confiança, alinhados com o departamento de TI e com diferentes linhas de negócio, aumentando a sua relevância – e conectará as soluções disponíveis com os parceiros de canal através do portal Cisco Marketplace, explica um comunicado.

A Cisco pretende atrair os parceiros de soluções ajudando-os a:

‒ desenvolver uma ampla gama de soluções especializadas que incluem o hardware, o software e os serviços Cisco.
‒ proporcionar acesso ao canal global Cisco (composto por 68.000 parceiros), onde podem integrar as suas soluções e lançá-las no mercado através do Cisco Marketplace.
‒ diferenciar-se no mercado através de designações e esforços de comercialização conjuntos com a Cisco.

O fabricante quer facilitar a relação dos parceiros de soluções com os parceiros de canal através do Cisco Marketplace, o portal de aplicações, produtos, soluções e serviços de classe empresarial. Podem procurar-se as soluções num catálogo (Marketplace Solutions Catalog) por tecnologia ou por palavras específicas.

Como parte do Cisco Partner Ecosystem, a empresa apresentou a nova geração do Cisco Channel Partner Program, pensada para ajudar os parceiros a transformar os seus modelos de negócio, a capturar novas oportunidades através de um modelo de negócio híbrido (on-premise e em Cloud), aumentar a sua relevância face aos clientes e melhorar a sua rentabilidade, diz um comunicado.

“A nova geração do Cisco Channel Partner Program ajudará os parceiros a adoptar novos modelos de utilização e obter recompensas por isso, com especial enfoque nas soluções, arquitecturas e ambientes de TI híbridos. Esta transformação implica mudanças nas Certificações, Especializações e Incentivos e, regra geral, os parceiros terão entre 16 e 24 meses para se adaptar aos novos requisitos”, diz a empresa.

As certificações Gold, “as de maior alcance”, exigirão que os parceiros adoptem um modelo de negócio híbrido. Os parceiros terão de oferecer um mínimo de quatro serviços de cloud computing, incluindo:

‒ Cisco Powered Cloud Services, como a Cisco Hosted Collaboration Solution (HCS).

‒ Cisco Cloud Services, como a Cisco WebEx, Cisco Meraki e Cisco Cloud Web Security (Scansafe).

‒ qualquer serviço gerido baseado na Cisco e criado pelos parceiros ou qualquer das 11 ofertas Cisco Powered Managed Service, incluindo serviços geridos para Data Center, Colaboração e Segurança.

Fim da certificação Silver e outras alterações

Além das quatro certificações CCIEs, os parceiros Gold deverão ter também um Cisco Business Value Practitioner no seu modelo. Os parceiros Gold deverão ainda manter quatro especializações Cisco Advanced Architecture, incluindo Security e Enterprise Networks (novas especializações).

‒ Premier e Select: Os requisitos da especialização Premier também abarcam um modelo de negócio híbrido. Mais concretamente, os parceiros devem contar com uma oferta de serviços Cloud/geridos, assim como uma especialização de arquitetura Cisco Express Advanced. A certificação Select manter-se-á ao nível da entrada dos parceiros que querem aproveitar as vantagens do programa de incentivos de registo para expandir o seu negócio no segmento médias empresas.

‒ Fim da Silver: respondendo às solicitações dos parceiros, a Cisco retirará a certificação Silver a 1 de Abril de 2016. Os parceiros Silver poderão elegir e ampliar o seu alcance convertendo-se em partner Gold Certified ou ampliar a sua especialização tornando-se Master Specialized.Também poderão decidir mudar-se para a certificação Premier, o que lhes permitirá tirar partido dos benefícios já obtidos, ao mesmo tempo que respondem à crescente procura de soluções de TI híbridas.

‒ O portefólio de especializações foi melhorado, segundo o fabricante para ajudar os parceiros a gerar maior valor para os seus clientes finais, com capacidades de negócio e de diferenciação no mercado. As especializações continuarão a incluir os modelos Master, Advanced e Express. A Cisco valoriza igualmente tanto o “alcance” como a “intensidade”, pelo que o Master será tão bom quanto o Gold, diz um comunicado.

‒ as novas especializações foram concebidas com base numa framework modular, com uma série de requisitos essenciais, além dos opcionais, proporcionando aos parceiros um maior leque de opções mais alinhadas com a sua estratégia de negócio. As renovações vão exigir aos parceiros o enfoque no que é novo, vez de obrigar à certificação em toda a especialização.

‒ haverá um novo e único processo de registo a partir da segunda metade de 2014, que incluirá incentivos de desconto antecipados num único leque denominado Cisco Deal Registration Program, simplificando assim o pedido de incentivos e recompensando os parceiros por todo o valor trazido.
‒ Desconto diferencial para acordos registados: Os incentivos e recompensas basear-se-ão nos investimentos e no valor trazido pelos parceiros. Os parceiros que registem acordos com a Cisco poderão receber um desconto diferencial até 8 pontos percentuais – aumento de 60% sobre o desconto anual –, incluindo no caso de acordos-modelo.




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