Crescimento do outsourcing de TI na Ucrânia em risco

Os clientes tendem a ficar cada vez mais preocupados com as crescentes tensões na região, apesar de não ter havido rupturas de serviços associadas à instabilidade política. Mas as alternativas na Europa Central são consistentes.

Centro de Kiev_por Hoodrat (cc)As possibilidades crescentes de violência generalizada e conflito armado no rescaldo da anexação da Criméia pela Rússia terão um provável impacto no crescimento da indústria de serviços de TI na Ucrânia. Pelo menos no curto prazo.

Não houve interrupções de serviço fornecedores de outsourcing do país, até à data , de acordo com Salil Dani, director global para área de “sourcing” no Everest Group. No entanto, os clientes tendem a ficar cada vez mais preocupados com as crescentes tensões na região.

“Os recentes eventos deverão desacelerar o crescimento da indústria na Ucrânia durante os próximos seis a 12 meses. Muitas empresas tendem a ser cautelosas sobre o incremento do outsourcing para Kiev ou outras cidades no país “, diz Dani. “Os novos agentes vai esperar antes de investir na Ucrânia, e os operadores históricos também deverão moderar os seus planos de crescimento ao longo deste período”.

A Ucrânia tem uma indústria bastante grande de outsourcing de TI, com mais de 25 mil funcionários em tempo integral de trabalho, disponíveis para as empresas multinacionais, fornecedores regionais de serviços e os operadores nacionais. Ao longo dos últimos dois anos, a indústria de serviços de TI da Ucrânia tem crescido a uma taxa de 10 a 15% por ano, de acordo com o Everest Group.

A indústria está concentrada em poucas cidades, com cerca de 10 mil profissionais de tecnologia em Kiev e outros 4500, em Kharkiv, diz a Everest.
Geralmente as empresas que utilizam a Ucrânia também aproveitam os serviços de outros países da Europa Central e de Leste, como a Polónia, a República Checa, a Hungria, e a Romênia, para obterem serviços, de acordo com Dani.

Os clientes mais maduros do offshoring ou nearshoring normalmente têm uma grande carteira de fornecedores em várias localizações e podem redistribuir o trabalho entre as cidades para gerir riscos específicos, acrescenta.

A longo prazo ‒ nos próximos três anos ou mais ‒ os problemas com a Rússia não deverão ter um impacto significativo na prestação de serviços na Ucrânia, diz Dani .” Proposição da Ucrânia como um local de serviços de tecnologia está bem estabelecida, principalmente na competências estreitamente ligadas a certos domínios”.




Deixe um comentário

O seu email não será publicado