Concurso de aplicações da NASA aborda inundações costeiras

A agência espacial dos EUA espera conhecer uma série de aplicações desenvolvidas durante a sua próxima maratona mundial de programação, que decorre entre 12 e 13 de Abril.

Mar_A NASA mostrou estar atentar a projectos baseados para resolver problemas na Terra, ao convocar programadores de software e investigadores de hardware para criarem novas tecnologias capazes de abordar problemas relacionados com as inundações costeiras. A agência espacial dos EUA lançou esta semana a sua terceira “codeathon” ou maratona de programação global, desta vez focada naquele tema.

A convocatória, associada também a outros três desafios temáticos relacionados com o clima, mostram o interesse da NASA em acumular conhecimento para a resolução de problemas além da exploração do espaço, relacionados com necessidades sociais. A instituição espera que os participantes aproveitem os dados federais públicos para criarem simulações e tecnologias capazes de ajudar as pessoas a entender a sua exposição a riscos de inundação costeira e outros perigos.

A iniciativa foi anunciada paralelamente a um novo esforço pela Casa Branca para tornar os dados sobre mudanças climáticas mais acessíveis ao público e a investigadores. Outras entidades, como a Google e o Banco Mundial, vão contribuir com dados para o projecto.

O evento será realizado em cerca de 100 locais por todo o mundo entre 12 e 13 de Abril. Novas tecnologias podem ajudar as empresas a perceber o seu nível de exposição a riscos de inundações, ou da elevação do nível do mar e erosão costeira no futuro.

Além do associado às inundações costeiras, o concurso inclui mais de 40 novos desafios relacionados com outras áreas, incluindo a robótica, voos espaciais tripulados e asteróides. Mas metade deles está centrada na Terra.




Deixe um comentário

O seu email não será publicado