European Trustmark for eCommerce vai ser atribuído em Portugal pela ACEPI.
A European Multi-channel and Online Trade Association (EMOTA) lançou esta quinta-feira um novo selo para aumentar a confiança no comércio electrónico. O selo será atribuído em Portugal pela Associação do Comércio Eletrónico e da Publicidade Interativa (ACEPI), que já atribuía o selo Confiança Online há uma década, “e é um passo decisivo no sentido de aproximar as grandes marcas mundiais da oferta das PMEs”, diz esta organização em comunicado.
O European Trustmark for eCommerce “estabelece critérios de certificação harmonizados para todas as marcas de confiança nacionais na Europa, e tem como principal objetivo aumentar a confiança dos consumidores nas compras online entre países, contribuir para o crescimento do volume de negócios dos comerciantes online na Europa e superar as barreiras de linguagem com que se debatem os selos de confiança de âmbito nacional”, diz ainda o comunicado.
“A ACEPI congratula-se com a criação de um selo de confiança online a nível europeu por parte de uma entidade que representa mais de 80% do comércio eletrónico na Europa”, refere Alexandre Nilo Fonseca, responsável da ACEPI. “Trata-se de um passo decisivo para o desenvolvimento da economia digital na Europa, para a disseminação alargada e abrangente das boas práticas no comércio eletrónico, e que constitui ao mesmo tempo uma grande oportunidade para as PMEs portuguesas que, desta forma, passam a dispor de um novo recurso que lhes permitirá concorrer numa posição de maior igualdade com as grandes marcas internacionais à escala global”.
Os critérios para a acreditação do European Trustmark for eCommerce são os seguintes, segundo o comunicado:
Código de conduta com elevado nível de proteção dos consumidores:
– Informação transparente sobre o comerciante,
– Descrição do produto clara, completa e exata,
– Transparência dos preços, inclusive de todos os encargos e impostos envolvidos,
– Prestar informações precisas ao cliente sobre o produto, a sua disponibilidade e respetivos prazos de entrega,
– Entrega de acordo com as especificações e os prazos indicados ao cliente,
– Processos de devolução e reembolso claramente definidos,
– Serviço ao cliente acessível e gestão de reclamações dentro dos prazos,
– Proteção dos dados pessoais de acordo com as normas da UE e da legislação nacional,
– Proteção de menores adequada,
– Métodos de pagamento seguros.