IPCA inaugura Digital Games Lab

O Centro de Investigação e Desenvolvimento em Jogos Digitais envolveu um investimento de 2,8 milhões de euros, 85% comparticipados pelo QREN, e os restantes suportados pelo politécnico Cávado e do Ave. Pretende ser uma interface com as empresas.

Digital Games Lab_IPCA_Ilustracao de Tiago Lourenco para o jornal do IPCADecorre esta tarde a inauguração do Centro de Investigação & Desenvolvimento em Jogos Digitais – Digital Games Lab, no Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA), em Barcelos. A construção e preparação do edifício envolveu um investimento de 2,8 milhões de euros, constituindo um projecto focado no desenvolvimento de produtos para a economia digital: os planos englobam o desenvolvimento de jogos, mas também aplicações de mobilidade, para consolas e mesmo PC.

“O Digital Games Lab será uma ferramenta fundamental de ligação e interface com o sector empresarial, desde logo pela possibilidade de disponibilização da capacidade instalada para a investigação aplicada e prototipagem de novas soluções para as empresas”, disse o director da Escola Superior de Tecnologia (EST) do IPCA, Nuno Rodrigues, em declarações para a edição extraordinária do Jornal do IPCA. O objectivo transversal ao Digital Games Lab é a investigação na área do desenvolvimento de jogos digitais.

Mas aquela inclui não só videojogos lúdicos, mas também programas (jogos) para aplicação nas áreas da saúde e da educação, por exemplo. “Os videojogos são uma temática extremamente multidisciplinar (…). O centro integra um conjunto de laboratórios capacitados à investigação e desenvolvimento de soluções com aplicação directa nos jogos”, refere Nuno Rodrigues.

O edifício aloja seis novos laboratórios: de audiovisual, de ensaios, de interfaces e robótica, de desenvolvimento de produto, de robótica, de jogos digitais e redes. A inauguração terá a presença do Primeiro Ministro, Pedro Passos Coelho.

(*Com comunicado)




Deixe um comentário

O seu email não será publicado