Android tornou-se líder nos sistemas operativos para tablets em 2013

A Apple não conseguiu manter-se a par do crescimento global, mas ainda é o maior fornecedor com uma grande margem.

android_Agam Shah_IDG(DR)O Android e a Samsung foram os maiores protagonistas do mercado de tablets no ano passado, com as vendas de dispositivos com aquele sistema operativo a crescerem 68%, de acordo com a Gartner. As vendas mundiais de tablets para utilizadores finais ascenderam a 195,4 milhões de unidades.

Foram impulsionadas pelas vendas de equipamentos de baixa gama, dispositivos de ecrã mais pequeno e as aquisições de primeiros compradores, revela a consultora. O Android tornou-se o maior sistema operativo para tablet com 62% do mercado.

Em 2012, o sistema sistema operativo da Google ficou aquém do iOS, da Apple, por uma margem de cerca de oito milhões de tablets.  Mas, acabou o ano passado, com um superioridade de 50 milhões de unidades.

O conjunto de fabricantes de equipamento Android liderado pela Samsung vendeu quase 121 milhões de tablets, em comparação com 53,3 milhões de unidades e uma quota de 45,8% durante 2012. As vendas de tablets da Apple também aumentaram 61,5%, ascendendo a 70,4 milhões de unidades.

Mas o mercado global cresceu mais rapidamente, e a quota do fabricante  caiu de 52,8% para 36%. As vendas de tablets Windows da Microsoft melhoraram, mas a sua quota de mercado  permaneceu pequena, rondando os 2,1% , com as unidades fornecidas  a crescerem de 1,2 milhões para quatro milhões.

Para competir , a Microsoft precisa de criar um ecossistema mais atraente para os consumidores, assim como para os programadores para todos os seus dispositivos móveis, diz a Gartner. Um quarto trimestre pujante da Apple, ajudou-a a manter a primeira posição entre os fabricantes.

A Samsung, segundo maior fabricante, registou o maior crescimento entre os fabricantes de tablets, crescendo 336%. A expansão e melhoria da sua oferta de tablets Galaxy, juntamente com iniciativas de marketing reforçadas, ajudaram a Samsung diminuir a lacuna face à Apple.

O fabricante sul-coreano Samsung vendeu 37,4 milhões de tablets obtendo uma fatia de 19,1% do mercado.




Deixe um comentário

O seu email não será publicado