No âmbito do projecto Lidl Mobile Office (LIMO), todos aqueles responsáveis das direcções regionais do Lidl Portugal devem receber até esta sexta-feira, um iPad, para acederem a dados a indicadores de vendas das lojas.
Todos os chefes de vendas das direcções regionais do Lidl em Portugal vão poder aceder, em tempo real, a dados e indicadores de vendas das lojas da rede do retalhista. Para isso devem receber até esta sexta-feira um iPad, no âmbito do projecto Lidl Mobile Office (LIMO).
O novo sistema envolveu um investimento de cerca de 300 mil euros, e uniformiza a comunicação procurando substituir definitivamente o papel. A implantação do projecto LIMO em Portugal teve início em Outubro de 2013 e tem sido bem recebida pelos utilizadores. Actualmente já foram distribuídos perto de 80 iPads.
O LIMO revelou-se um grande desafio, particularmente na integração da infra-estrutura empresarial do Lidl em dispositivos mais vocacionados para a utilização pessoal. Neste cenário, acabou por nascer uma relação de cooperação mais próxima com a Apple, sugere um comunicado da empresa.
Esta explica que os chefes de vendas do Lidl passam muito tempo em viagem e têm a seu cargo as vendas e os recursos humanos de várias lojas. “São responsáveis pela gestão de mercadorias, pela análise dos indicadores de vendas e pelo interface entre as chefias e os vendedores.
É um trabalho exigente e um desafio permanente à gestão do tempo”, acrescenta.
Até agora a comunicação com os chefes de vendas acontecia, durante a viagem, por telemóvel e nas lojas através de suportes em papel que chegavam via correio interno. Muitas vezes a informação disponível não era suficiente, nem a mais actual, revela o comunicado.
E como a utilização de portáteis pessoais não era possível e os computadores das lojas estão normalmente ocupados, as perdas de tempo eram frequentes. Os factores que determinaram a introdução de iPads no Lidl foram, por isso, as promessas de maior sustentabilidade, de benefícios operacionais, de incrementos de segurança e aumento da actualidade dos dados.
“Estimamos que através destas ferramentas iremos permitir uma melhor afetação do tempo permitindo que consigam alocar mais cinco horas semanais à gestão de pessoal (formação e acompanhamento de colaboradores)”, diz a organização. De acordo com a mesma, os indicadores económicos são normalmente disponibilizados sob a forma de gráficos ou tabelas, de forma a facilitar a sua leitura.
“A informação é acessivel online mas nunca pode ser armazenada no iPad. Em caso de perda ou roubo o dispositivo é inútilizado, podendo mesmo ser desactivado através da central”, diz a empresa.