A poupança e aumento de produtividade, a concordância dos colaboradores com os objectivos de negócio e a obtenção de uma imagem mais correcta sobre a empresa, são alguma das vantagens, de acordo com a Meta4.
A Meta4 destaca num estudo os dez maiores benefícios que os processos de avaliação proporcionam tanto às empresas como aos seus profissionais. “Numa conjuntura como a actual, em que os recursos são limitados, melhorar a produtividade dos colaboradores e a rentabilidade dos negócios são dois desafios muito importantes que as organizações enfrentam diariamente. Por este motivo, é fundamental dispor de metodologias e ferramentas que garantam a melhor gestão do desempenho dos colaboradores, um elemento-chave para as políticas de recursos humanos”, sustenta um comunicado da empresa.
Os dez benefícios, de acordo com a Meta4:
‒ gestão de talentos: os processos de avaliação permitem detectar e premiar os empregados que demonstrem melhores capacidades, competências e conhecimentos para desenvolver planos de carreira focados em melhorar o seu desenvolvimento profissional e aproveitar ao máximo o seu potencial. Permitem também verificar aqueles que são menos produtivos ou comprometidos com as suas empresas e estabelecer planos de ação para melhoria;
‒ a obtenção de indicadores de recursos humanos: a avaliação coloca os conhecimentos e as competências dos colaboradores no centro da gestão de talento, disponibilizando informação relevante a outras áreas de recursos humanos como a seleção, formação, remuneração e planos de carreira, permitindo estabelecer indicadores para uma melhor tomada de decisões na área dos RH;
‒ revelar tendências: através da análise de resultados da avaliação por grupos de trabalho, é possível estabelecer relações diretas com os indicadores de recursos humanos para analisar aspectos como a satisfacção, nível de absentismo, número de demissões voluntárias, etc.
‒ analisar a evolução da produtividade: permitem examinar o impacto que os planos de acção, definidos com base nas avaliações anteriores, possam ter tido nos colaboradores. Deste modo, obter-se-á uma visão global de tudo o que pode influenciar o desempenho, como as formações, promoções, alterações de funções/cargos, etc.
‒ redução de custos e aumento da rentabilidade: as ferramentas de avaliação permitem rentabilizar e medir a execução dos planos estabelecidos, obter o retorno imediato do investimento direto e mostrar o impacto real no negócio. Estas ferramentas também possibilitam a melhoria da qualificação e produtividade dos colaboradores, e como consequência, maior rentabilidade da empresa.
‒ optimização do sistema remuneratório: medir a produtividade dos colaboradores e estabelecer planos de remuneração adequados a cada um deles, considerando a contribuição individual para o negócio, e evitando desajustes na remuneração ‒ uma fonte habitual de insatisfação nas organizações;
‒ coordenar as competências dos empregados com as necessidades reais do negócio: permite desenhar planos de carreira, sucessão, formação, mobilidade, etc., dos colaboradores, de acordo com os objectivos estratégicos definidos pela direcção.
‒ reforço do compromisso dos colaboradores: um processo de avaliação deve ser transparente a todas as áreas de uma organização. Assim fomenta o envolvimento dos empregados e a sua contribuição para a definição de objectivos e resultados do negócio;
‒ dar maior potencial à marca da empresa: estar envolvido nos objectivos estratégicos do negócio, assim como o seu reflexo nos critérios de avaliação, ajuda a reforçar o orgulho dos colaboradores em pertencer à empresa e à sua cultura. Isto reflecte-se de forma efectiva na melhor imagem interna e externa que cada um tem da organização;
‒ flexibilidade: se uma organização precisar de reorientar o seu negócio, quer pelo contexto económico quer pela própria evolução, os processos de avaliação proporcionam-lhe uma maior cobertura para as suas novas necessidades, permitindo- lhe redefinir objectivos e competências-chave dos colaboradores de forma ágil e com maiores garantias de sucesso.