O volume de negócios da empresa aumentou 15% durante o ano passado, com a quota referente às exportações a crescer 9%. No mercado interno a empresa diz ter crescido 17%.
A Primavera anunciou ter regitado em 2013, um volume de negócios consolidado de 17,8 milhões de euros, o que correspondeu a um crescimento de 15% face ao valor de 2012. A actividade internacional da tecnológica portuguesa contribuiu com 7,2 milhões de euros perto de 41% a facturação total, diz um comunicado.
A empresa está presente em Espanha, Angola, Moçambique, Cabo Verde e São Tomé e Príncipe, tendo estes mercados registado um crescimento de 9% em relação a 2012. O EBITDA (resultados antes de juros, impostos, amortizações e depreciações) registou um crescimento de 59% relativamente ao ano anterior, tendo-se fixado, em 2013, nos 3,9 milhões de euros, o que representa 22,3% do volume de negócios alcançado, diz ainda o comunicado da empresa.
O mesmo avança que “o desempenho da Primavera em 2013 ficou marcado pelo forte crescimento das vendas de novos licenciamentos, mas também de serviços de consultoria e de formação”. “O crescimento registado em todas as geografias foi fundamental para os resultados alcançados em 2013”, afirma o Co-CEO da Primavera BSS, José Dionísio.“Destacaria particularmente o crescimento de 17% registado no mercado português que, como sabemos, vive actualmente um momento de contração económica”, revela.
Outro dos factores de crescimento foi a “forte aposta” no segmento das médias e grandes empresas. Neste mercado a empresa destaca a realização de projectos no Grupo Pinto & Cruz (Portugal), BioCom e GIASOP (Angola), e Servitrade (Moçambique).
“Entrada iminente” em novos mercados
No plano para 2014, organização tem agendadio lançamento da versão 9 dos produtos Primavera, a qual será disponibilizada “às 25.000 empresas com contratos de continuidade”. “As novidades desta nova versão assentam em tecnologia cloud e vão permitir aos nossos clientes estar inscritos num ecossistema sem fronteiras e desta forma potenciar os seus negócios e partilhar informação dentro desta enorme comunidade, entre outras vantagens”, diz o co-CEO.
A aposta no segmento das médias e grandes empresas deverá continuar: “nomeadamente através do recente reforço da oferta para este segmento, com a disponibilização do Business Analytics.” A Primavera pretende até 2015 aumentar o peso do mercado internacional para mais de metade do total do volume de negócios. E está a estudar uma “entrada iminente” em novos mercados.
Além disso, durante o corrente ano a organização espera mudar de instalações para a nova sede da empresa, igualmente localizada na cidade de Braga.