Um sistema de equipamentos de iluminação concebido pela Philips forma uma rede densa, capaz de funcionar como uma grelha de posicionamento, em instalações como as de um supermercado.
A Philips está a desenvolver vários projectos piloto com um sistema de iluminação inteligente para supermercados, capaz de ajudar a encontrar produtos com base na localização dos clientes na loja, revelou a empresa. O dispositivo de iluminação LED pode ser usado por retalhistas para enviar dados baseados na localização, aos clientes através de um aplicação móvel.
Além de ajudar os utilizadores a localizarem alimentos o sistema também pode ser usado para enviar notificações sobre ofertas promocionais para os compradores, em determinados sítios das loja. Assim podem ser exibidas informação e cupões de desconto quando se achar que “os clientes mais precisam e estão são mais receptivos “.
O sistema beneficia de características das luzes que formam uma densa rede capaz de funcionar como uma matriz de posicionamento, explica a Philips. Cada equipamento é identificável e de comunica a sua posição a uma aplicação num dispositivo inteligente de compras.
Ao integrar os serviços de localização no sistema de iluminação, os retalhistas interessados em oferecer serviços baseados no posicionamento do cliente não terão de investir em infra-estrutura adicional, promete a Philips. As empresas de distribuição estão a mostrar cada vez mais interesse no que os seus clientes fazem dentro das instalações.
Nos EUA, alguns estádios optaram por usar tecnologia iBeacon da Apple, para levar os serviços baseados em localização a dispositivos iOS, através de Bluetooth, dentro de portas. Além disso, várias startups estão a oferecer serviços semelhantes.
Geralmente pretendem ajudar as empresas a recolherem informações sobre os seus clientes ‒ tempos de permanência num local, por exemplo ‒ e enviar promoções directamente para os smartphones.